11.4.07

12 de Abril de 2007

14h - 15h: O Yoga para crianças começa agora a dar os primeiros passos, mas os benefícios desta actividade são muitos: mantém a flexibilidade articular e a criatividade, consolida o desejo da sabedoria, educa a atenção e confere concentração, bem como valores éticos e fraternais e prepara, ainda, os mais novos para os choques químicos/ hormonais da adolescência (puberdade). Alguns especialistas defendem que o yoga pode ser um bom instrumento no combate ao insucesso escolar. Catarina Ferreira, membro da Delegação Norte da Associação Lusa do Yoga vem à TSF explicar estes efeitos do Yoga em crianças.


15h - 16h: Estamos em plena época de produção de túberas. Aproveitamos a ocasião para falar sobre trufas - cogumelo negro - e criadilhas ou batatas da terra e túberas, as "trufas" portuguesas. Helena Machado, licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia é investigadora Auxiliar da Estação Florestal Nacional e vem a estúdio falar sobre este cogumelo, um dos alimentos mais caros do mundo, explicando porque é que não existe em Portugal. Actualmente coordena o projecto AGRO 449 - Criação de áreas de produção de trufas, terfezias e cogumelos comestíveis nas regiões interiores do País.


16h - 16h30m: O Mosteiro de São Martinho de Tibães (perto de Braga) apresenta, durante este mês, uma agenda de actividades que vão da observação de aves, à leitura de obras sobre este mosteiro até a um espectáculo de marionetas. Paulo Oliveira, coordenador do Serviço de Educação do Mosteiro de Tibães, dará mais pormenores sobre esta programação.

2 comentários:

Peliteiro disse...

Só consegui ouvir parte do programa sobre as trufas.
Onde encontro o ficheiro audio?
Abraço

João Paulo Meneses disse...

Caro Mário,
infelizmente não encontra. Não há arquivos audio deste programa (por serem muito «pesados» para o sistema, segundo me informaram)