23.6.08

24 de Junho de 2008

14h-15h: é português o coordenador internacional do Ano Internacional da Astronomia (em 2009). O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa que está ser promovida a nível mundial pela União Astronómica Internacional com o apoio da UNESCO, e será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só da astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.
Pedro Russo, que investiga no Instituto Max Planck para a Investigação no Sistema Solar, da Alemanha, e está ligado Centro Multimeios de Espinho, vai estar em directo a partir da Alemanha para nos falar do que pretende ser este Ano Internacional e do seu próprio percurso (e experiência, na organização da iniciativa).

15h-16h: é apresentado como um projecto pioneiro, que pode e deve ser alargado a todo o país. Arrancou na área metropolitana do Porto e chama-se PIAC, Projecto Integrado de Apoio à Comunidade: criado pelo IDT, visa proporcionar a jovens e respectivas famílias apoio na prevenção da toxicodependência. O PIAC foi aprovado em Novembro de 2007 e arrancou a 2 de Janeiro deste ano, envolvendo 26 concelhos do Norte do país (...). Constituído por uma equipa multidisciplinar dependente do delegado regional do Norte do IDT, Avelino Vale Ferreira, e coordenado por Albina Sousa, este serviço já deu mais de 300 consultas [Aberto desde Janeiro, conta já com 461 processos abertos, um número "preocupante"]: de terapia familiar, psiquiatria ou de educação para a saúde. Os utentes são fundamentalmente jovens encaminhados pelos estabelecimentos de ensino, tribunais de menores e organizações não governamentais. Vamos conhecer este projecto partir de dois trabalhos da jornalista Rute Fonseca.

Sem comentários: