4.12.07

5 de Dezembro de 2007

14h - 15h: Nesta hora vamos falar sobre fontes de energia renováveis: como a éolica ou a energia das ondas. Vamos tentar perceber de que forma Portugal está a aproveitar (ou não) as potencialidades dos recursos que tem. Sendo este um país que tem uma costa com mais de 1200 km.
O Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), que (entre outras áreas) tem como prioridade o sector da energia, criou o primeiro mini-aerogerador português. Convidamos Ana Estanqueiro, coordenadora da equipa do INETI que trabalhou neste projecto, engenheira electrotécnica e doutorada em engenharia mecânica, para nos falar sobre a energia eólica em Portugal. Ana Estanqueiro também vai dar a conhecer o trabalho do INETI .

15h - 16h: De acordo com o último relatório da Inspecção Geral das Actividades em Saúde, a oftalmologia é a especialidade com a maior lista de espera. Em Março de 2006 quase 98 mil pessoas estavam à espera da primeira consulta, o tempo mínimo de espera é de um ano.
A propósito do 50º Congresso Português de Oftalmologia (de 6 a 8 de Dezembro) convidamos
Jorge Breda, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, para nos ajudar a perceber porque é que em Portugal se espera tanto tempo por uma consulta ou por uma cirugia desta especialidade.
Este atraso levou, por exemplo, a Câmara municipal de Vila Real de Santo António, no Algarve, a fazer um acordo com Cuba para que os munícipes que esperavam por uma operação aos olhos fossem tratados no país liderado por Fidel Castro.

16h - 16:30h: Hoje vamos conhecer "As tascas do Porto". Este é o título de um livro que conta estórias e memórias das tascas que existem ou existiram na cidade do Porto.
O autor Raul Simões Pinto guia-nos numa visita a estes espaços através dos petiscos, ambientes e histórias que se viveram (e vivem) nas tascas do Porto.
O repórter Rui Tukayana conversou com o autor, Raul Simões Pinto.

Sem comentários: