5.12.07

6 de Dezembro de 2007

14h - 15h: Em Portugal cerca de 100 mil pessoas sofrem de artrite reumatóide, uma doença que limita a qualidade de vida, interferindo dramaticamente com a capacidade de realizar gestos da vida. O simples acto de abrir uma porta, agarrar uma caneta ou calçar uns sapatos converte-se assim num sacrifício.
Há um ano atrás a Associação Nacional dos Doentes de Artrite Reumatóide entregou na Assembleia da República uma petição a pedir a comparticipação total dos medicamentos que existem para esta doença. Este ano o Ministério da Saúde anunciou que os medicamentos para tratar a artrite reumatóide vão passar a ser gratuitos.
António Vilar, secretário geral da ANDAR, vai estar na TSF. António Vilar, que também é reumatologista, vai falar-nos sobre a incidência desta doença em Portugal e sobre os tratamentos que existem.
Esta semana soube-se que morreram três doentes que participaram num ensaio clínico de um novo medicamento para tratar a artrite reumatóide.

15h - 16h: A Ananda Marga (que significa "Caminho da Bem-Aventurança") é uma organização mundial, que tem por principal objectivo ensinar as milenares práticas de Yoga e Meditação de forma a desenvolver todo o potencial físico, psíquico e espiritual dos seres humanos.
A Ananda Marga está em Portugal desde 1989. Nesta hora vamos conhecer os princípios, o trabalho e os objectivos desta organização em Portugal. Pedro Adão, presidente da Ananda Marga Portugal, é o nosso convidado.

16h - 16:30h: A menos de três semanas para a ceia de Natal sugerimos-lhe um curso de Cozinha de Natal. Na ementa estão: canja de galinha, bacalhau com todos, perú assado à alentejana e bolo de gila.
O curso é promovido pela Fundação Alentejo Terra Mãe, que ao longo deste ano tem organizado vários cursos que têm o objectivo de divulgar a cozinha alentejana.
Maria Antónia Góis, a formadora, vai estar na TSF para explicar em que consiste este curso (que se realiza no dia 15 de Dezembro).

Sem comentários: