6.12.07

7 de Dezembro de 2007

14h - 15h: Nas últimas semanas o Zimbabué tem sido presença constante nas notícias a propósito da Cimeira União Europeia - África (que se realiza entre hoje e domingo).
A presença do presidente Robert Mugabe em Lisboa levou o primeiro ministro britânico a recusar comparecer e durante a cimeira vai realizar-se uma manifestação pacífica contra as violações dos direitos humanos no Zimbabué.
Nesta hora vamos conversar com dois portugueses que vivem nesta ex-colónia britânica, para tentarmos perceber qual a realidade deste país e como é o dia a dia no Zimbabué.
António Simões é comerciante, está há 14 anos no Zimbabué e é presidente da Escola Portuguesa de Harare. A repórter Teresa Bizarro conversou com António Simões.
Também vamos ouvir Carlos Quintas que se junta a nós a partir de Harare. Carlos Quintas vive na capital e é presidente da Associação Portuguesa de Harare. Carlos Quintas afinal mostrou-se indisponível (mais um, como explicaremos no programa). Vamos ouvir, em alternativa, Vítor Hugo Nicolau, investigador do Centro de Estudos Africanos do ISCTE, autor de uma tese sobre o processo político no Zimbabué.

15h - 16h: De quatro em quatro anos uma rede europeia de profissionais ligados à saúde e à educação (em cooperação com a Organização Mundial de Saúde) realizam um Estudo dos comportamentos de saúde dos jovens em idade escolar (HBSC). A equipa é formada por investigadores de 35 países, entre os quais está Portugal.
A participação de Portugal faz-se através do Projecto Aventura Social na Saúde, sedeado na Faculdade de Motricidade Humana. Margarida Matos , coordenadora deste projecto, licenciada em psicologia e com especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental, é nossa convidada. Margarida Matos vai falar-nos sobre a saúde dos adolescentes (quais os maiores problemas, sobretudo, ao nível da saúde e da sexualidade). Também vamos conhecer o seu trabalho nesta área.

16h - 16:30h: A Garfos e Letras é um espaço na baixa do Porto onde tudo está relacionado com gastronomia: tem desde cursos de culinária, livros, exposições, vinhos, louças até um espaço gourmet.
Este mês a Garfos e Letras comemora o 5º aniversário. Para assinalar a data tem previstas várias iniciativas (o lançamento de um livro, várias degustações, vários cursos de culinária...).
A repórter Rute Fonseca visitou este espaço guiada por Mário Rodrigues, o fundador da Garfos e Letras.

Sem comentários: