18.6.07

19 de Junho de 2007

14h - 15h: O Verão chega esta semana, por isso é a altura certa para falarmos sobre os malefícios das radiações solares e as implicações que têm na saúde visual. Com Victor Leal, da Direcção da Sociedade Portuguesa de Ofltalmologia, especialista em comportamentos visuais associados à postura, vamos saber porque é que temos de proteger os olhos contra as radiações solares, em particular os efeitos das radiações UV nos olhos. Conselhos que se estendem também às crianças.

15h - 16h: Marianela Vaz é presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos. Ela vem à TSF falar sobre esta doença que afecta cerca de um milhão de portugueses. Entre outras questões falaremos sobre o modo como se deve lidar com a asma e os novos instrumentos que os asmáticos têm à disposição, como o P'ASMA: Programa de Auto-Controlo, Seguimento e Monitorização da Asma que é uma aplicação que permite utilizar o computador para "dialogar" com o médico. O doente insere informações sobre o seu estado e recebe de imeditao feedback sobre o que fazer perante determinada situação. O P'ASMA está disponível no site da APA em http://www.apa.org.pt/

16h - 16h30m: Lisboa vai ter um espaço pensado para a prática de desporto sénior. Vai ser inaugurado esta quarta-feira e situa-se no Jardim da Estrela. O Circuito Idade Maior é pioneiro em Portugal e é o resultado de uma parceria de um laboratório farmacêutico com a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa e a Direcção-Geral de Saúde. Aleixo Dias, médico, vem à TSF apresentar este projecto.

Sem comentários: