25.6.07

26 de Junho de 2007

14h - 15h: A investigação de instituições privadas na área da Medicina vai ser o primeiro tema do programa, nesta terça-feira. Para isso vem à TSF Purificação Tavares. Em 1991 criou o Centro de Genética Clínica - o primeiro laboratório privado de genética clínica em Portugal. Em estúdio irá contar como tem desenvolvido a sua actividade, num país onde a palavra investigação está quase sempre associada a organismos públicos.

15h - 16h: Feijões, grão-de-bico, ervilhas, sojas, lentilhas, favas e tremoços são um grupo à parte na Nova Roda dos Alimentos. As Leguminosas já não estão na fatia dos Vegetais e Legumes. Assumem um lugar de destaque e os nutricionistas recomendam o consumo diário de 1 a 2 doses de leguminosas. Isto porque têm um papel importante na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro. Bárbara Pereira, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, nutricionista, estará na TSF para falar sobre o novo protagonimso das leguminosas na nossa alimentação.


16h - 16h30m: José Moutinho é o Director da Ultra Trail, marcada para o próximo Domingo, dia 1 de Julho, na Serra da Freita: uma corrida de 50Km em plena serra e que exige uma grande preparação. José Moutinho introduziu em Portugal as ultra maratonas. Em 1975 fez a volta a Portugal a correr por etapas, depois fez Lisboa Maia em 68horas e o Paris Maia por etapas. Na TSF ele vai apresentar mais uma prova onde está envolvido.

Sem comentários: