19.6.07

20 de Junho de 2007

14h - 15h: A Esquizofrenia constitui uma das doenças que mais contribui para a despesa com a saúde nos países desenvolvidos. Em alguns países europeus contribui mesmo com quase 2% do total do orçamento para esta área. E em Portugal? Quais são os custos? E quais os níveis de eficácia do tratamento para estes doentes? Marques Teixeira, director do Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto vem à TSF para falar sobre esta relação custo-eficácia. Este tema vai ser debatido no IV Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto de 22 a 23 de Junho, na Fundação de Serralves.


15h - 16h: Maria Cristina Mendonça vai regressar ao Chile em Agosto. É a quinta vez que lá vai depois de ter aceite o desafio do governo chileno. Esta médica-legista está a fazer a identificação dos cadáveres das vítimas do regime de Pinochet, que foram enterradas no Pátio 29, e cujas famílias pensavam que estavam desaparecidas desde 1973. Em 1991 foram descobertas num talhão para desconhecidos no Cemitério Geral de Santiago. As vítimas foram autopsiadas, mas não identificadas. Maria Cristina Mendonça vai ser nossa convidada para nos contar o que tem feito desde que lá foi pela primeira vez, em Setembro do ano passado.

16h - 16h30m: A Associação do Património e da População de Alfama promove no próximo Sábado uma maratona fotográfica digital neste bairro lisboeta. Durante doze horas, os participantes são convidados a fotografar as ruas e os ambientes das cinco freguesias de Alfama. Durante o dia há pequenas intervenções culturais e ao cair da noite será servida uma ceia com todos os que aderirem a esta iniciativa. Vanessa Rodrigues, presidente da APA vem à TSF. As inscrições para esta maratona terminam na quinta-feira, dia 21.

Sem comentários: