13.11.07

14 Novembro 2007

14h-15h: Hoje é Dia Mundial da Diabetes e não faltam iniciativas para dar visibilidade a uma doença que, em Portugal, atinge já mais de 700 mil pessoas (6,5% da população portuguesa é
diabética
). Escolhemos, neste espaço, falar de um projecto, que se chama “Caminhar para o Equilíbrio”, que é um programa educacional pioneiro, desenvolvido em Portugal para pessoas com diabetes tipo 2. A ideia é que o doente seja ensinado a adoptar um estilo de vida saudável com vista a um controlo da diabetes e assim, prevenir o aparecimento de complicações futuras. Ou seja, e é isso que o distingue, pretende transferir para o doente a intervenção directa na doença. O endocrinologista Rui Duarte, Secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, vai estar em estúdio.

15h-16h: A Associação Nacional de Jovens Empresários deu à Active Space Technologies o prémio Jovem Empreendedor. A Active Space Technologies é uma empresa com sede em Coimbra, que se distingue pela colaboração com a Agência ESpacial Europeia, por exemplo no satélite YES2, colocado recentemente em órbita. Outro projecto: Um dos instrumentos a bordo da futura sonda europeia ExoMars, que em 2013 deverá pousar em Marte para caracterizar o seu ambiente do ponto de vista biológico e preparar futuras missões tripuladas, poderá ser inteiramente português. Ricardo Patrício, presidente da AST, vai estar em estúdio.

16h-16h30: A Herdade Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo (Alentejo), organiza workshops e várias actividades com regularidade. A 24 de Novembro realiza-se mais um, «Da bolota ao pão», que vamos conhecer melhor. A bolota de azinho, que hoje é dada ao gado, tem diversas utilizações, inclusivamente pode dar farinha para fazer pão. É isso que vai ser ensinado no workshop e é isso que antecipamos. Ana Fonseca, a formadora, vai estar em estúdio.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá,boa tarde

sou a liliana carvalho, estudante de comunicação social na escola superior de educação de setúbal e estou a realizar um trabalho sobre a TSF e gostaria de saber se é possível fazer-lhe algumas perguntas sobre a história da TSF.

cumprimentos,

liliana carvalho

p.s: aqui fica o meu e-mail: lilianaplcarvalho@hotmail.com