29.11.07

30 de Novembro de 2007

14h - 15h: Até ao final de 2008 vai ser implemantado nas Ilhas Berlengas um sistema eléctrico que torne a ilha auto-sustentável na gestão e produção de energia explorando fontes de energia renovável, tendo em vista produzir água potável, gerir resíduos e saneamento. O Projecto “Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade” contribuirá para a redução de mais de 40 toneladas de emissões de CO2 por ano e para ajudar no cumprimento do protocolo de Quioto.
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) é uma das entidades envolvidas neste projecto. Durante 18 meses uma equipa do INESC vai dividir-se entre Portugal Continental e as Berlengas para trabalhar na implantação do sistema eléctrico.
Vladimiro Miranda, director do INESC, vai estar na TSF para a partir da experiência do Instituto percebermos para que serve, que passos foram dados, como irá funcionar o projecto "Berlenga - Laboratório de Sustentabilidade".

15h - 16h: Hoje faz 72 anos que Fernando Pessoa morreu. Para assinalar a data vamos falar sobre uma vertente pouco conhecida deste escritor português: a vertente esotérica (Pessoa escreveu um Tratado de Astrologia, escrito pelo heterónimo Raphael Baldaya, e quis estabelecer-se como astrólogo!). Convidamos para desenvolver o tema Luís Resina, que começou a interessar-se pela astrologia quando estudava na Faculdade de Letras a obra de Fernando Pessoa.
Luís Resina estuda desde 1975 o Simbolismo, a História das Religiões, é fundador do Centro Português de Astrologia.

16h - 16:30h: 32 pratos de caça para provar (como pombo, javali, perdiz, lebre, veado, javali, coelho) e um megajantar medieval são os pontos fortes da XII Mostra Gastronómica de Caça de Mora, que começa este sábado.
12 restaurantes do concelho de Mora adereriam a esta inciativa e até dia 9 de Dezembro quem visitar esta cidade pode provar os mais variados pratos à base de caça.
Manuel Fialho, da Confraria Gastronómica do Alentejo (que em conjunto com a Câmara Municipal de Mora organiza a XII Mostra Gastronómica de Caça de Mora) vai dizer-nos quais as iguarias disponíveis durante esta mostra e falar-nos da gastronomia com caça.
Ainda há vagas para quem quiser participar no Megajantar Medieval (ao início da tarde havia cerca de 30 lugares), as incrições devem ser feitas através do telefone 266 403 216.

Sem comentários: