30.11.07

3 de Dezembro de 2007

14h - 15h: Os medicamentos genéricos estão no mercado português desde 1990, mas até 2000 (altura em que o Ministério da Saúde através do Infarmed definiu um programa para promover estes medicamentos) o mercado esteve estagnado.
Sete anos depois deste impulso, o mercado dos genéricos Portugal está muito atrás dos restantes países europeus.
Para fazer um ponto da situação sobre o mercado dos medicamentos genéricos em Portugal (comparação com outros países, perspectivas de futuro) convidamos o presidente da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos (APOGEN). Paulo Lilaia acaba de assumir o mandato de presidente da APOGEN e também vai falar sobre as suas apostas para 2008/09.

15h - 16h: Há 40 anos realizava-se o primeiro transplante ao coração. O cirurgião Christian Barnard foi o homem que mudou para sempre a cirurgia cardíaca quando fez este transplante na Cidade do Cabo, na África do Sul.
O médico Rui Simões Bento trabalhou com Christian Barnard na África do Sul (entrou para a sua equipa em 1968), dois meses depois do cirurgião ter realizado o primeiro transplante de coração. Esteve com Christian Barnard durante dois anos - no Hospital Groote Schuur e no Red Cross War Memorial Children’s Hospital, da Cidade do Cabo.
Rui Bento vai estar na TSF para nos contar como foi trabalhar com o cirurgião que fez o primeiro transplante de coração e o que mudou desde então.

16h - 16:30h: São conhecidos alguns benefícios do consumo de aloé vera para a saúde e há mesmo quem acredite que pode ser a cura para as mais variadas doenças.
Em Braga o Frei Perdigão do Colégio Franciscano Montariol faz um xarope de aloé e recebe todas as semanas pedidos de dezenas de pessoas, que acreditam que este xaropé é a cura para os mais variados "males". Quanto a Frei Perdigão, não garante a cura, mas diz que mal não faz.
O repórter Joaquim Ferreira foi a Braga falar com o Frei Perdigão sobre as virtudes do aloé vera.
[Esta reportagem abre caminho para o debate que amanhã - entre as 14h e as 16:30h - vai realizar-se na TSF sobre medicinas alternativas]

Sem comentários: