9.11.07

12 de Novembro de 2007

14h - 15h: Sabia que temos relógios internos? Sabia que a luz e a temperatura têm influência directa no nosso humor, na nossa saúde e no nosso bem estar? A cronobiologia é uma ciência que estuda a relação entre os seres vivos e o tempo.
«Muitas funções do nosso organismo flutuam no tempo de forma cíclica - ritmos biológicos. São disso exemplos: a temperatura corporal (com um mínimo cerca das 5 da madrugada e um máximo perto das 17-19 horas), a força muscular (com o seu pico cerca das 15 horas)...»
Esta semana realizam-se as XI Jornadas Cofanor, que este ano têm como tema: "Cronobiologia: o tempo e a vida". Isabel Azevedo, presidente das Jornadas e professora de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é a convidada para nos falar de melatonina e ritmos circadianos.

15h - 16h: Em Portugal existe há mais de 50 anos a comunidade Baha'i. Esta Fé procura a unidade da humanidade, acredita que todas as grandes religiões do mundo têm origem divina, [e] defende a eliminação de preconceitos e a paz universal...
Durante esta hora vamos conhecer a história e os princípios desta religião e vamos tentar perceber a dimensão da comunidade Baha'i em Portugal.
Mário Mota Marques, director de assuntos externos da Comunidade Baha'i de Portugal, vai estar na TSF. Também vamos ouvir João Ganso, treinador de Nélson Évora, que faz parte desta comunidade há 25 anos.

16h - 16:30h: Novembro marca o início da época paraplantação de mirtilos. Um fruto em forma de baga, de cor azul-ceroso, que é usado com muita frequência na culinária. Mas o mirtilo também é usado como planta medicinal.
A zona de Sever do Vouga é a que reúne as melhores condições para a produção de mirtilos. O repórter Rui Tukayana visitou a Mirtilusa (uma empresa de Sever do Vouga pioneira no cultivo do mirtilo em Portugal) e diz-nos para que serve este fruto, como se cria, quando se apanha...
Também vamos ouvir uma nutricionista explicar quais os benefícios do consumo do mirtilo, um fruto com várias vitaminas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde - seria possível disponibilizar a entrevista à Dra. Isabel Azevedo sob a forma de um podcast mp3? Foi uma peça excelente, e gostaria de a guardar! Obrigado, P.A.

João Paulo Meneses disse...

Infelizmente não existe essa possibilidade técnica

Anónimo disse...

Gostava de esclarecer que as propriedades dos mirtilos em relação ao olho, não se devem a Vit A, pois a sua presença é reduzida, mas sim são o fruto mais rico em "Luteína" indispensável à manuenção da visão -mácula-especialmente na velhice, prevenindo a Degenerescência Retiniana Relacionada com a Idade (DMRI) .
As vitaminas que contém são a Vit C que é a vitamina anti-oxidante ou anti envelhecimento e a Vit E que actua nas defesas do organismo.
Obrigado
M. Lurdes Felino - médica oftalmologista

João Paulo Meneses disse...

Obrigado eu