9.5.08

12 de Maio de 2008

14h - 15h: Hoje assinala-se o Dia Mundial da Fibromialgia. Uma doença crónica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas. Outras manifestações que acompanham também as dores são a fadiga, as perturbações do sono e os distúrbios emocionais. Alguns doentes queixam-se de perturbações gastrointestinais.
Jaime Branco, da Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia e reumatologista, vai ajudar-nos a conhecer esta doença que afecta 2% a 5% da população adulta, cerca de 90% são mulheres entre os 20 e os 50 anos e a única forma de diagnosticar este problema é através das queixas dos doentes.
Hoje é apresentado o livro "Viver com Fibromialgia - a visão do doente e do médico", da autoria de Jaime Branco e Maria Elisa.

15h - 16h: 20 milhões de devotos espalhados por 120 países fazem parte do Apostolado Mundial de Fátima. Um movimento religioso reconhecido pelo Vaticano. A sede do Apostolado Mundial de Fátima (originalmente conhecido como Blue Army - Exército Azul) é na Igreja bizantina na Cova da Iria (atrás do Santuário).
A missão do Apostolado Mundial de Fátima é tornar conhecida a Mensagem de Fátima pelo mundo inteiro e incentivar as pessoas para que a incarnem nas suas vidas. Possuem um Boeing 737 para transportar por todo o mundo a imagem da Virgem. Vamos conhecer a história, princípios e trabalho desta associação com Nuno Prazeres, director do secretariado internacional do Apostolado Mundial de Fátima.

16h - 16:30h: Começa hoje no Dubai, nos Emírados Árabes Unidos, o concurso mundial de Júnior Chef. Jorge Fernandes vai representar Portugal, em 2006 esta competição foi ganha por João Simões.
Jorge Fernandes faz parte da Selecção Nacional de Cozinha e actualmente é cozinheiro no restaurante Praia Caffé (Oeiras), em 2003 foi finalista no Troféu Nobre Jovem e em 2006 participou na EXPO Gast, no Luxemburgo. Jorge Fernandes vai estar em directo do Dubai, vamos conhecer as suas expectativas para esta competição e que pratos vai apresentar.

Sem comentários: