15.5.08

16 de Maio de 2008

14h - 15h: A agência Nomad criou um novo conceito de férias em Portugal: percursos em que o guia é um escritor ou jornalista de viagens. A primeira viagem está marcada para 15 de Junho com Gonçalo Cadilhe.
Siga Gonçalo Cadilhe pela África do Sul e Namíbia, e fique a conhecer muitos dos locais por onde passou o autor do livro "África Acima", mostrados e comentados ao vivo por ele próprio. A bordo de um camião completamente alterado e equipado para viagens de overland percorremos milhares de quilómetros por estradões de deserto e parques naturais, travamos conhecimento com diversos povos, encontramos flamingos e leões, subimos às maiores dunas de areia do mundo e observamos o desfiladeiro mais antigo.
Pedro Gonçalves, da Nomad, vai dizer-nos como surgiu esta ideia e como é organizada esta viagem. Aproveitamos para conhecer o trabalho da Nomad.

15h - 16h: Inovação Social e Empreendedorismo social são áreas diferentes que têm em comum a procura de soluções para necessidades sociais.
A inovação social acontece quando se encontram novas soluções para resolver os problemas da exclusão social, da falta de qualidade de vida e da falta de participação cívica e democrática, etc.
Na raíz do funcionamento do empreendedorismo social encontra-se um modelo voluntário de participação e co-responsabilização dos empreendedores sociais, que não são motivados apenas por intenções de lucro mas essencialmente pela prestação de serviços que podem propiciar bem. O Prémio Nobel Muhammad Yunus, o criador do microcrédito, por exemplo, é considerado um ícone do empreendedorismo.
João Wengorovius Menezes, gestor da TESE (uma Organização Não Governamental Para o Desenvolvimento) e ligado à organização do 1º Congresso Internacional de Inovação Social (que se realiza a 29 e 30 de Maio, em Lisboa), vai ajudar-nos a compreender o que são e o que distingue e aproxima empreendedorismo e inovação social.

16h - 16:30h - Gastronomia, vinhos e ambientes vão reunir-se num só espaço, o Solar do Vinho do Dão, na segunda edição do VISEU GOURMET. Quatro dias de descoberta do que melhor se produz e confecciona em Portugal, na presença dos maiores especialistas porque o importante é difundir os melhores produtos do nosso país e transmitir o conhecimento adquirido. Show cookings, aulas gastronómicas, wine bar, tertúlias, lojas e bibliotecas são algumas das
actividades do VISEU GOURMET.

Adriano Azevedo, presidente da Região Turismo Dão Lafões (organizadora desta iniciativa), é nosso convidado.

Sem comentários: