6.5.08

7 de Maio de 2008

14h - 15h: O que é a Ecologia do Comportamento (animal) e o que influencia mais os animais na escolha de parceiros sexuais: os genes ou a informação não genética? Susana Varela é doutorada em Ecologia pela Universidade Pierre et Marie Curie de Paris e na sua tese estudou o papel e o valor da informação não genética que os animais adquirem ao longo da vida na escolha de parceiros sexuais.
Susana Varela especializou-se em Ecologia do Comportamento: "As questões abordadas pela Ecologia do Comportamento focam o valor adaptativo dos vários tipos de comportamento animal para a sobreviência dos indivíduos e para a evolução das espécies: como é que os animais escolhem onde viver, onde e com quem se reproduzir, onde e como se alimentar, etc. Todas estas tomadas de decisão visam a intenção ultima de sobreviver o maior espaço de tempo possível, e sobretudo de passar os seus genes às gerações futuras." Nesta hora vamos conhecer o trabalho de Susana Varela e o que é a Ecologia do Comportamento.

15h - 16h: O CISV Building Global Friendship proporciona um conjunto de actividades educacionais únicas, que desenvolvem a interculturalidade de crianças, jovens e adultos, de todos os cantos do mundo. Ao encorajar o respeito pelas diferenças culturais e o desenvolvimento de uma "consciência própria", o CISV possibilita cada participante a incorporar estes valores na sua vida para se tornar num cidadão do mundo que se esforça por um planeta mais pacífico.
O CISV Building Global Friendship está em mais de 60 países, Portugal faz parte desta rede desde 1973. Todos os anos o CISV organiza campos de férias (nacionais e internacionais) , João Sousa Rego, presidente do CISV Portugal, vai explicar-nos como funcionam e como é possível fazer parte desta organização.

16h - 16:30h: Maio é mês de da gastronomia em Arruda dos Vinhos. A iniciativa inclui um concurso de gastronomia que tem como tema o bacalhau e a vaca/vitela. Até ao final do mês vários restaurantes da cidade, que aderiram a esta inciativa, vão servir pratos que têm por base estes ingredientes. Bacalhau com batata a murro, Bacalhau na canoa, Bacalhau com crosta de tomate e ervas, Lingua de vaca estufada, Vitela na telha, Tornedó de vitela são algumas das iguarias propostas pelos restaurantes em concurso. Paula Ferreira, responsável pelo sector de Turismo da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, vai estar na TSF.

Sem comentários: