19.10.07

22 de Outubro de 2007

14h - 15h: Há seis meses que a Quercus está a acompanhar os hábitos de consumo de 225 famílias. O objectivo do EcoFamílias é perceber quanta energia é possível poupar, analisando os consumos reais de cada casa e mudando os hábitos de consumo.
Ana Rita Antunes, da Quercus, vai falar-nos sobre este programa e revelar quais os primeiros resultados do EcoFamílias.
De acordo com dados da associção ambientalista o consumo de energia em Portugal tem vindo a crescer ao longo dos anos. Um dos sectores em que este aumento se verifica é no sector doméstico, que em 2003, em Portugal, era responsável por cerca de 16% do consumo total de energia.

15h - 16h: Hoje assinala-se 61 anos da criação da PIDE. Data que serve de pretexto para uma conversa com a historiadora Irene Pimentel, a primeira mulher portuguesa a entrar nos arquivos da PIDE. Para terminar a tese de doutoramento - "PIDE/DGS, Polícia Política do EStado Novo, entre 1945 e 1974" - Irene Pimentel percorreu todos os arquivos da PIDE.
Irene Pimentel vai falar-nos sobre as suas investigações sobre a polícia e outras áreas de investigação que tem seguido e do livro que lança no dia 30, «A História da Pide» (edição da Círculo de Leitores e da Temas e Debates). Mas este não é o primeiro livro desta investigadora.

16h - 16:30h: Hoje apresentamos-lhe "202 maneiras de Cozinhar Porco". Um livro de culinária, escrito por Franciso Guedes, que durante um ano procurou e reuniu receitas à base de carne de porco. Francisco Guedes vai estar na TSF para revelar que receitas podemos encontrar ao folhear "202 maneiras de cozinhar porco".

Sem comentários: