29.10.07

30 de Outubro de 2007

14h - 15h: O movimento New Age defende um mundo baseado na fraternidade entre todos os seres. Hoje vamos falar sobre este movimento, que tem cerca de 40 anos.
José Manuel Anes , professor no Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões (ISER), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e de cursos na área dos Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Alternativas, vai falar-nos sobre o Movimento New Age.
José Manuel Anes também vai explicar em que consiste o curso "História do Esoterismo em Portugal", (da Universidade Lusófona) do qual é docente. Um curso (que decorreu entre Maio e Junho deste ano) que abordou temas como: o cristianismo isotérico; milenarismo e o pensamento esotérico no Pensamento Português, entre outros.


15h - 16h: O FearNot! é um programa informático criado para ajudar crianças vítimas de bullying (vítimas de violência na escola praticada por colegas) .
Uma equipa do INESC (em cooperação com dois projectos da União Europeia e em colaboração com o IST) criou o FearNot! , que simula situações de violência, a partir de casos reais, e ajuda as crianças que são confrontadas com situações como estas a reagirem.
O Fear Not! já está a ser testado em escolas de Inglaterra e Alemanha. Em Portugal o programa está a funcionar desde o início do ano lectivo.
Ana Paiva, do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticos (GAIPS) , que coordena este programa, vai estar na TSF para explicar como funciona e de que forma o FearNot! ajuda as crianças vítimas de bullying.

16h - 16:30h: Hoje propomos um curso de culinária para aprender a fazer entradas e acepipes.
Orelha de porco de coentrada, carpaggio de vitela ou mini-folhados são alguns dos pratos que irão ser ensinados.
A Segredos D'Avó é uma empresa que existe há 12 anos para partilhar e preservar as receitas das "nossas" avós. A Segredos D'Avó dá cursos, mas também serve refeições e tem uma escola de gastronomia.
Em Novembro (de 7 a 14) começa um curso de entradas e acepipes; no dia 21 arranca um curso de mariscos. Luís Francisco, o formador, vai dizer-nos em que consistem estes cursos e se qualquer pessoa está apta para participar.

Sem comentários: