14.5.08

15 de Maio de 2008

14h - 15h: Sabia que existe um Clube de Fãs do Festival da Eurovisão? E que Portugal faz parte deste grupo desde 1997?
O.G.A.E. - Organisation Générale des Amateurs de l'Eurovision - é um "espaço" em que se podem encontrar todos aqueles que gostam e seguem de perto o Festival Eurovisão da Canção. Os principais objectivos do clube são: servir de ponto de encontro entre os fans portugueses; permitir aos fans portugueses participar nos concursos internos da OGAE; obter bilhetes e acreditações para o Festival Eurovisão; etc.
António Sérgio Teixeira é o presidente do clube de fãs da Eurovisão em Portugal e vai estar na TSF para nos falar do que é ser fã da Eurovisão, como surgiu este grupo e como se organizam os fãs.
Dia 24 de Maio realiza-se a final do Festival Eurovisão da Canção, em Belgrado.
Também existe o ESC (European Song Contest) Portugal.

15h - 16h: - A Igreja Lusitana usa a Bíblia, é uma Igreja que afirma os Credos, celebra os Sacramentos, vive o mistério de Cristo, ... A Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica surgiu num ambiente em que a hierarquia católica mostrava-se intolerante na defesa do absolutismo papal... num ambiente de desconfiança em relação à leitura da Bíblia pelos crentes e em que o ritualismo distante e pomposo da liturgia romana em latim suscitavam o afastamento da Igreja por parte de muitos cristãos mais esclarecidos.
O que caracteriza a Igreja Lusitana, em que é que se distingue de outras congregações e confissões religiosas e qual a sua história em Portugal são alguns dos temas para a conversa com D. Fernando da Luz Soares, Bispo da Igreja Lusitana. O Arcebispo de Cantuária é o líder da Igreja Anglicana e tem tido algumas posições polémicas.

16h - 16:30h - «Se a verdadeira chanfana é confeccionada nos barros pretos e estes só são feitos em Vila Nova de Poiares, então a chanfana é de Vila Nova de Poiares. Mas não é isso o mais importante. O que queremos ressaltar é que fomos pioneiros na criação de uma confraria que irá preservar a chanfana, um prato típico da nossa região».
Na próxima semana a "capital universal da chanfana" recebe a 2ª Prova Regional da Chanfana. A propósito desta iniciativa o repórter Ricardo Oliveira Duarte foi até Poaires, conversar com os confrades da Confraria da Chanfana , que lhe revelaram os segredos e a história deste prato.

2 comentários:

Anónimo disse...

quero deixar os meus parabéns à TSF pela iniciativa de convidar o presidente da OGAE portuguesa para estar no vosso programa.
gostei muito e espero ver mais iniciativas da TSF sobre a eurovisao

parabéns!!!!

Anónimo disse...

Foi interessante ouvir esta entrevista na TSF; apenas um reparo: porque insiste a RTP em convidar autores que já passaram de moda e que não se actualizaram no tempo e que insistem em criar musicas para o festival que não passam de ultimos lugares enquanto outros autores desconhecidos nos meios podem criar sangue novo??

Fica para uma próxima.
Os meus parabéns à TSF e ao Sérgio (que não conheço).