11.2.08

12 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Há um ano, exactamente, esteve neste programa o criacionista Jónatas Machado, naquela que foi uma das entrevistas mais polémicas de sempre. Um ano depois, convidámos quem também tem dúvidas sobre a capacidade do evolucionismo explicar tudo. António Amorim, biólogo e investigador do Ipatimup, escreveu em 2002 o livro «A espécie das origens», em que defende que «A teoria evolucionista de Darwin não explica nada». António Amorim não é criacionista, mas «A espécie das Origens» foi mal recebido em certos sectores, que consideraram por exemplo que «O livro não é anti-evolucionista mas revela uma ignorância chocante dos raciocínios elementares do Darwinismo. (pág. 160)»

15h - 16h: Nesta hora vamos falar sobre Cabinda, a propósito de mais um aniversário do Tratado de Simulambuco (assinado a 1 de Fevereiro de 1885). Este tratado colocou Cabinda sob protectorado português.
Maciel Santos, vice presidente do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, vai ajudar-nos a compreender a realidade histórica, social e política deste terrirório. Cabinda já foi conhecido como o Congo Português e desde o 25 de Abril que foi integrada em Angola. Há mais de 30 anos (desde a independência de Angola) que a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda reclamava o direito à independência, mas um acordo assinado em 2006 parece ter pacificado o enclave. Ainda assim, a resistência mantém-se activa.

15h - 16h: Dia 14 de Fevereiro comemora-se (além do Dia de São Valentim) o Dia Nacional do Doente Coronário. Hoje vamos falar a alimentação mais indicada para quem sofre do coração.
Luís Martins, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e co-autor de um estudo sobre a quantidade de sal no pão português, é nosso convidado. Que alimentos evitar e quais os mais indicados para quem tem problemas cardiovasculares, como moderar o uso de sal nos alimentos são algumas das questões que irão ser abordadas na conversa com Luís Martins.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no nosso País.

Sem comentários: