20.2.08

21 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: A Biodanza - Sistema Rolando Toro é um sistema de integração afectiva, renovação orgânica e re-aprendizagem das funções originárias de vida, baseada em vivências induzidas pela música, pelo movimento, pela emoção, pelo canto e por situações de encontro em grupo, que promovem a integração do ser humano.
A Biodanza pode ser praticada por qualquer um e não requer preparação prévia. Aqui pode ver em que consistem as sessões de biodanza.
Nuno Pinto , professor da Escola de Biodanza de Portugal (onde se formou) e responsável por este movimento no nosso país, vai explicar-nos o que é a Biodanza, que métodos segue, com que objectivos e quais as origens.

15h - 16h: Alguma vez pensou quanto vale (em dinheiro) a vida de uma pessoa? Pedro Pita Barros fez as contas e concluiu que a vida de um homem vale 8,22 milhões de Euros.
Este economista da Saúde analisou váriáveis como: a idade, a qualidade de vida, o grau de mobilidade e o tempo (o tempo perdido por cada pessoa).
Pedro Pita Barros é professor de Economia na Faculdade de Economia, da Universidade Nova de Lisboa, autor de vários estudos e trabalhos sobre Economia da Saúde. Como chegou ao valor de 8,22 milhões de euros, como foi conduzido o estudo para determinar o preço de uma vida - são alguns dos temas que vão ser abordados na conversa com Pedro Pita Barros.

16h - 16:30h: "Algumas notas para a história da alimentação em Portugal" é o título de um livro do endocrinologista José Pedro de Lima-Reis, que conta a evolução que a alimentação sofreu em Portugal ao longo dos séculos. O livro editado pela Campos e Letras é uma viagem a um tempo tão básico e a outro tão cheio de significado e alcance que é o acto de comer. São os alimentos a que os nossos antepassados tiveram acesso, bem como os variados modos de os combinar, cozinhar e repartir ao longo dos dias, entre os séculos X a. C. e XVII d. C., que nos são apresentados.
José Pedro de Lima-Reis é nosso convidado.

Sem comentários: