7.2.08

8 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: A cientista e investigadora Maria do Carmo Fonseca foi uma das escolhidas (ao lado de Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Mariza, entre outros) para promover a imagem de Portugal no estrangeiro (Portugal Europe’s West Coast - é o nome da campanha lançada pelo governo).
Maria do Carmo Fonseca é licenciada em medicina, é coordenadora executiva do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e foi distinguida com o Prémio Gulbenkian de Ciência 2007. Vamos conhecer o seu trabalho, conhecer algumas das suas ideias sobre a ciência e perceber qual está a ser o impacto da campanha Portugal Europe's Wes Coast.

15h - 16h: A meningite é uma doença que pode ser mortal ou provocar lesões graves como a surdez ou lesões cerebrais e é altamente contagiosa. Afecta pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças.
No ano passado foram diagnosticados em Portugal 96 casos de meningite nas suas diversas variantes.
Nesta hora vamos conhecer os sintomas, saber qual a importância do diagnóstico e quais os tratamentos que existem (como por exemplo a vacina). Filipa Prata, pediatra especialista em infecciologia e membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria, é nossa convidada. Há outras informações aqui.

16h - 16:30h: Está aberta a época da Lampreia.
Em Penafiel arranca este domingo o festival: "Lampreia à mesa - com arroz ou à bordalesa". Uma incitiva que se prolonga até 23 de Março. Em Tomar é de 23 de Fevereiro a 9 de Março, mas também já se come, em Abrantes começa a 22 de Fevereiro. Na Figueira a lampreia já está à venda.
Porque é tempo de lampreia, convidamos o vice-presidente da Confraria do Sável e da Lampreia, Manuel Pinheiro, que nos vai dizer como deve ser preparada e cozinhada e como é (e quanto custa...) uma boa lampreia.

Sem comentários: