6.2.08

7 de Fevereiro de 2008

14h-15h: Maria Conceição Fidalgo de Matos é uma cientista portuguesa na China há três anos. O seu trabalho é desconhecido por cá, apesar de estar ligada ao Instituto Superior Técnico, mas bastante considerado por lá, porque pretende fazer regressar a biodiversidade a locais muito poluídos. Maria Conceição Matos está em Kunming, estudando as alterações em importantes lagos da província de Yunnan, nomeadamente o Lago Dian. O seu trabalho é financiado Fundação para a Ciencia e a Tecnologia. Vamos conhecer o seu percurso, o trabalho na China (e a vida lá) e o que a motiva, tão longe.

15h-16h: Várias vezes se falou em nutricionistas neste programa, mas o que é que faz um dietista? Na página da Associação Portuguesa de Dietistas pode ler-se que estes profissionais procuram a «aplicação das ciências da nutrição no tratamento de doenças e na promoção da saúde, a nível individual e colectivo». Graça Raimundo, presidente da Associação, vai estar em estúdio para nos falar do enquadramento profissional dos dietistas, da sua formação e utilidade. E, já agora, das diferenças com os nutricionistas.

16h-16h30: Está à porta o ano novo chinês. E para uma completa integração, vamos às compras ao Exotic Asia Market, um local onde se pode comprar as especialidades que marcam a cozinha da China, da Tailândia ou do Japão - só para citar os locais mais previsíveis. A repórter Bárbara Guevara foi a Sacavém, às compras, mas ouviu falar também de outras iniciativas promovidas neste Exotic Asia Market: além dos produtos alimentares, há «utensílios de cozinha e até cursos de culinária»

Sem comentários: