14.2.08

15 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Álvaro Cunha é o primeiro investigador português a ser distinguido pela Sociedade Americana de Mecânica Experimental. Recebeu o prémio D.J. DeMichele 2008, que distingue investigadores que se destacam no apoio e promoção de aspectos científicos e educacionais da Tecnologia da Análise Modal.
Álvaro Cunha é director do Laboratório de Vibrações e Monitorização (ViBest) da Faculdade de Engenharia do Porto (o ViBest esteve envolvido na realização de ensaios dinâmicos de grandes estruturas, nomeadamente da Ponte Vasco da Gama ou do Viaduto de Millau ( em França)).
Na semana passada Álvaro Cunha esteve nos Estados Unidos para receber o Prémio D.J. DeMichele 2008. O investigador vai dizer-nos o que sentiu quando recebeu o prémio, qual a importância de uma distinção como esta. Também vamos conhecer melhor o seu trabalho.

15h - 16h: Um cientista norte-americano decidiu doar células para uma investigação sobre clonagem que a empresa que dirige (a Stemagen) estava a fazer. Samuel Wood retirou células do próprio braço e clonou-se. Esta experiência foi bem sucedida e há cerca de um mês a equipa de cientistas norte-americanos, liderada por Sammuel Wood, anunciou ter conseguido clonar embriões humanos .
Até que ponto é aceitável eticamente a decisão do cientista doar células suas para uma investigação que estava a realizar? Que limites legais existem?
Convidámos Paula Martinho da Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), para nos esclarecer sobre algumas questões relacionadas com a clonagem. Também vamos conhecer qual a posição do CNECV em relação a este tema.

16 - 16:30h: O programa de culinária "Entre Pratos" é o mais visto da RTP 2, já vai na terceira série e em Abril deverá começar a quarta. O cozinheiro Henrique Sá Pessoa, vencedor do prémio Chefe do ano em 2005, é quem deixa os telespectadores com água na boca. Trata-se de um programa semanal, de 25 minutos, em que se divulgam três receitas dentro da narrativa de um episódio reconhecível: um jantar de amigos, uma reunião de família, um jantar romântico, etc. As receitas que passam no "Entre Pratos" já foram editadas num livro.
Pode assistir ao "Entre Pratos" a partir da próxima terça-feira, às 15:30h, na RTP2 (vão repetir a 3ª série).

Sem comentários: