18.2.08

19 de Fevereiro de 2008

14h – 15h: Nesta hora vamos falar sobre Jesuítas (o passado e o presente), quais os princípios desta Ordem que levou o Papa Bento XVI a pedir para que os jesuítas reafirmem a "adesão total" à doutrina oficial da Igreja católica.
Há um mês os Jesuítas elegeram um padre espanhol para novo superior-geral da companhia e até Março está a decorrer a reunião magna dos jesuítas.
O historiador José Eduardo Franco , autor de vários livros e vários trabalhos sobre os Jesuítas, é nosso convidado.

15h – 16h: Joaquim Sá Couto é médico e acredita que é possível tormar mais eficazes e reduzir as despesas dos sistemas de saúde se a produção de serviços for enquadrada na produção por projectos e não na produção em massa.
Este conceito inovador para a gestão da saúde foi publicado no jornal inglês - Journal of Evaluation in Clinical Practice. Neste artigo Joaquim Sá Couto dá o exemplo do caso dos doentes com varizes, o médico demonstra que o resultado que o doente procura deve ser abordado como um projecto, uma vez que cada caso clínico apresenta problemas únicos que requerem soluções singulares, atempadas e dentro de orçamentos previsíveis.
Joaquim Sá Couto é director-geral da Corrida Consulting (empresa de consultoria estratégica na área da Saúde), médico e tem um mestrado em gestão. Nesta hora vamos conhecer melhor as suas ideias para rentabilizar e melhorar os sistemas de saúde.

16h – 16:30h: Catacuzes, carrasquinhas e espargos vão estar em destaque no Festival Gastronómico “As Ervas da Baronia”, que está a decorrer desde ontem em Vila Nova da Baronia (Alvito). Quatro restaurantes da freguesia e um da sede do concelho vão servir pratos à base destas ervas. Na ementa encontramos (entre outras iguarias) Feijão com catacuzes e carrasquinhas acompanhado com carapaus fritos, Cozido de grão com carrasquinhas, sopa de catacuzes com bacalhau e ovos ou migas de espargos.
Dina Monteiro, do sector de turismo da Câmara Municipal do Alvito (que organiza esta semana gastronómica), vai explicar-nos o que são catacuzes e carrasquinhas e dizer-nos onde podemos provar estas ervas.
O festival “As Ervas da Baronia” prolonga-se até domingo.

Sem comentários: