15.2.08

18 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: O padre Almiro Mendes acabou de regressar de uma viagem de jipe à Guiné-Bissau seguindo a rota do Dakar. O padre Almiro Mendes foi entregar pessoalmente um jipe, dinheiro para abrir poços de água e pagar os estudos a algumas crianças orfãs, também levou material informático, material escolar e medicamentos.
Tudo isto foi adquirido com receitas conseguidas através da venda do livro "Sinfonia das Palavras (Intímas)", da autoria do páraco de Ramalde. Este livro foi escrito na Guiné durante o ano em que esteve em missão neste país.
O padre Almiro Mendes vai estar na TSF para nos contar como correu a viagem e o que encontrou e viu na Guiné Bissau.

15h - 16H: Há um ano realizava-se em Portugal o primeiro transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português. Esta operação salvou a vida de uma criança de 14 meses, que nasceu sem defesas imunitárias, tinha uma imunodeficiência combinada severa.
Um ano depois fomos ao encontro da mãe do Frederico, que confessa ter hesitado em preservar as células do cordão umbilical dos dois filhos devido ao elevado custo (pagou cerca de 1200 euros na Crioestaminal - a única empresa deste género em Portugal quando nasceu o seu primeiro filho). Entrevistada pela jornalista Rute Fonseca, Isabel Araújo explica como e quando detectou o problema do filho, em que consistiu o transplante, como era e como é o dia-a-dia do Frederico que actualmente tem dois anos. Uma história de sucesso: o Frederico recebeu as células do irmão mais novo que eram 100% compatíveis, uma excepção à regra: só 25% dos familiares são compatíveis.

16h - 16:30h: Hoje vamos conhecer os Melhores Vinhos de Portugal. A distinção foi atribuída pela "Revista de Vinhos", que há uma década dá a conhecer os melhores vinhos nacionais, as personalidades, empresas e instituições que mais se destacaram neste sector.
Um ano inteiro de provas e de visitas a adegas e vinhas, ajudou à selecção e atribuição de prémios aos melhores vinhos do ano. Os prémios foram entregues na passada-sexta-feira, em Santarém.
Luís Ramos Lopes, director da "Revista de Vinhos", vai dizer-nos quem são os vencedores e explicar o porquê destas escolhas.

Sem comentários: