8.2.08

11 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: A Massagem de Som é baseda na sabedoria ancestral da acção curativa através do som.
O método é realizado com Taças de Som Tibetanas que emitem sons e ultra-sons. As vibrações criadas actuam directa e indiractamente no organismo humano, provocando um relaxamento profundo, seguido de uma harmonização energética que desencadeia o processo de cura e bem-estar.
A Massagem de Som é altamente eficaz e de reconhecida capacidade terapêutica em numerosos países europeus.

Aldora Amaral
, massagista de som, praticante budista desde 1996, vai explicar-nos que terapia é esta, para que serve, quais os princípios em que se baseia e para que fins pode ser usada a massagem de som.
Pode ver aqui uma demonstração.

15h - 16h: Quando alguém acredita que está a ser medicado para determinada dor, doença ou mal-estar, é possível que só pela crença de que está a ser tratado se sinta imediatamente melhor - a isto chama-se Efeito Placebo. Por exemplo, um comprimido de Vitamina C pode aliviar a dor de cabeça de quem acredite estar a ingerir um analgésico, sendo um exemplo clássico de que o que cura não é o conteúdo do que ingerimos mas sim a forma.
É nossa convidada Augusta Silveira, professora na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, licenciada em medicina dentária e mestre em oncologia. Augusta Silveira é professora (entre outras áreas) de Patologia Médica e diz que o efeito placebo é importante nesta área, que envolve o estudo de fármacos.

16h - 16:30h: A Gordura trans está presente em muitos dos alimentos que consumimos diariamente como: bolachas, bolos embalados, refeições prontas a consumir, alimentos congelados, fast-food, etc. O consumo desta gordura é prejudicial para a saúde, pode provocar um aumento do colesterol e pode provocar doenças cardiovasculares.
O que é a gordura trans, de que forma afecta a saúde, saber se é possível evitá-la e como identificar um produto que tem gordura trans - são algumas das questões que a nutricionista Florbela Mendes vai ajudar-nos a responder. Aqui tem perguntas e respostas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive atentamente a ouvir as suas explicações sobre as gorduras trans na rádio TSF.
Permita-me que discorde da sua afirmação no que diz respeito aos prejuízos para a saúde resultantes da ingestão das respectivas gorduras.

Pelo facto dos lípidos presentes na dieta dos ruminantes sofrerem um processo de biohidrogenação no retículo-rúmen, a gordura produzida por estas espécies animais, difere substancialmente da gordura produzida por outras espécies animais. Desde logo apresentam um maior grau de saturação e menores teores em ácidos gordos polinsaturados. Esta constatação, cedo reconhecida, levou ao desaconselhamento do seu consumo por diversas entidades associadas à prevenção das doenças cardiovasculares (DCV). Dada a sua complexidade composicional a gordura dos ruminantes, possui a par do seu elevado grau de saturação, uma série de isómeros dos quais se destacam os ácidos trans-octadecenóicos (isómeros do ácido oleico), ao consumo dos quais se têm associado o aumento do risco de DCV isto veio contribuir ainda mais para a penalização do consumo de produtos edíveis dos ruminantes.

Pois nem todas as gorduras trans são prejudiciais para a saúde, o cis-9, trans-11 CLA (conjugados do ácido linoleico) demonstram efeitos biológicos positivos na saúde. Até à data, os pronunciados efeitos biológicos atribuídos ao CLA parecem ser resultado da acção de dois isómeros principais: o cis-9, trans-11 e o trans-10, cis-12. O cis-9, trans-11 CLA tem-se mostrado um potente anticarcinogénico em estudos animais e em culturas de tecidos humanos, além de reduzir os efeitos catabólicos provocados pela resposta imunológica. Por outro lado, o efeito do trans-10, cis-12 CLA está relacionado principalmente à alteração do metabolismo lipídico.
Estes CLA encontram-se nos produtos edíveis dos ruminantes.