16.1.08

17 de Janeiro

14h - 15h: Hoje é apresentado (em Braga) o Instituto Ibérico de Nanotecnologia.
A nanotecnologia está associada a áreas como: a medicina, electrónica, ciência da computação, físicam química, biologia e engenharia dos materiais. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos.
Nesta hora vamos tentar perceber que ciência é esta, qual a sua origem, como se tem desenvolvido e de que forma pode ser utilizada. Tito Trindade, professor no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, vai ajudar-nos a compreender o que é a nanotecnologia.

15h - 16h: Ricardo Reis tem 29 anos e um percurso profissional assinalável, é considerado um génio na área da economia. Ricardo Reis é professor e investigador na Universidade de Princeton (nos Estados Unidos) há três anos, onde dá aulas de finanças públicas e política macroeconómica, no próximo ano lectivo vai coordenar as teses das licenciaturas em economia. Formou-se em Londres, depois viajou para os Estados Unidos. Na Universidade de Harvard fez um mestrado e um doutoramento (na sua tese de doutoramento estudou os modelos de desatenção).
Aproveitando uma visita a Portugal convidamos Ricardo Reis para vir ao "Mais cedo ou mais tarde" partilhar algumas das suas preocupações académicas.


16h - 16:30h: Já provou borrachos? Entre os muitos pratos que existem à base de pombo pode provar canja de borracho, borracho salteado com alho ou borracho estufado... Em Trás-os-Montes estão a tentar reintroduzir o pombo na gastronomia tradicional. Mas a grande dificuldade tem sido conseguir borrachos durante todo o ano, porque os matadadouros da região não estão equipados para o abate de pombos e muitas vezes é necessário comprá-los noutras localidades.
Leonel Vaz, da Corane - Associação de Desenvolvimento da Terra Fria que organiza há três anos as Jornadas Gastronómicas do Borracho, é nosso convidado.

Sem comentários: