3.1.08

4 de Janeiro de 2007

14h - 15h: Nesta hora vamos conhecer o Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência , que se dedica ao ensino e investigação na área dos produtos naturais e das terapêuticas não convencionais.
Vamos falar sobre a história, iniciativas e objectivos deste Instituto, assim como sobre as teorias de Hipócrates (acreditava que era possível detectar as mais variadas doenças tendo por base a teoria dos quatro humores corporais: sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra).
Carlos Campos Ventura ( tem escrito vários artigos sobre Hipócrates e a prática Hipocrática) é nosso convidado. Carlos Campos Ventura é director e professor do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência, naturólogo, fundador e vice-presidente do Conselho Federativo - Federação das Medicinas Não Convencionais e vice-presidente da Associação Portuguesa de Fitoterapia Clássica.
Este sábado o Instituto Hipócrates inicia um curso de Técnicos de Produtos Naturais - Formação de Balconistas de Produtos Naturais.

15h - 16h: O que condiciona as nossas escolhas alimentares? Temos em conta as informações que vêm nos rótulos, temos em conta se determinado alimento é saudável ou não? Dois professores, da Universidade Aberta e da Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto, respectivamente, estudaram as atitudes do consumidor face à alimentação saudável e saúde. Ana Pinto de Moura e Luís Miguel Cunha vão estar na TSF, para nos dizer quais as principais preocupações e cuidados dos portugueses no que diz respeito à alimentação.

16h - 16:30h: Hoje vamos falar sobre gastronomia molecular, sobre o papel da física e da química na cozinha.
A especialização em Engenharia Alimentar da Ordem dos Engenheiros organiza, no dia 16 de Janeiro, um jantar-debate sobre "Gastronomia Molecular, a Ciência na Cozinha".
Serão discutidos “velhos truques” de cozinha e as potencialidades de uma abordagem científica para o desenvolvimento de novas técnicas culinárias... os agitadores magnéticos, o azoto líquido, as pipetas descartáveis tão usuais nos laboratórios científicos, são agora novidade nas cozinhas modernas. E não é só conversa! Vai haver demonstrações e provas!
A investigadora Paulina Mata é uma das convidadas para participarem neste jantar-debate e vai estar na TSF para nos explicar o que é a gastronomia molecular.

Sem comentários: