22.1.08

23 de Janeiro de 2008

14h - 15h: O Colégio Valsassina é uma das instituições de ensino mais antigas do país, tem mais de cem anos. Nasceu em 1898 numa pequena escola primária , viveu todo o século XX e conseguiu sobreviver às várias mudanças que caracterizaram os últimos cem anos de vida em Portugal.
Para assinalar o centésimo aniversário o colégio publicou um livro que conta a história desta instituição, que já atravessou quatro gerações da família Valsassina.
João Valsassina, da direcção do Colégio, vai dar-nos a conhecer a história (e estórias), conceito, objectivos e projectos para o futuro do Colégio Valsassina.
Esta instituição está à frente no ranking das melhores escolas nacionais, os alunos conseguiram uma média de 15,1 valores no exame nacional de matemática e este colégio é o que mais medalhas conseguiu nas olimpíadas de matemática.

15h - 16h: Quatro investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criaram um dispositivo médico, o WalkinSense , que promete revolucionar a prevenção e tratamento do pé diabético.
Trata-se de um dispositivo portátil (único no mundo) que recolhe dados sobre a distribuição do peso do corpo na planta do pé e sobre a mobilidade... A recolha de informação processa-se de modo simples, sem alterar o quotidiano do paciente, permitindo diagnosticar precocemente a doença. .
O WalkinSense foi desenvolvido pela Tomorrow Options Microelectronics, com o apoio do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) do Porto.
O pé diabético é uma doença que afecta 15% dos diabéticos e é causa de amputação de um membro inferior a cada 30 segundos em todo o mundo devido à diabetes.
Paulo Ferreira dos Santos, director-geral da Tomorrow Options, vai estar na TSF para explicar como surgiu este projecto, como funciona o walkinSense e quando começará a ser vendido.

16h - 16:30h: Montarias ao javali, caça ao falcão, leilão de javalis, provas de vinhos são os pontos fortes da XII Feira da Caça que começa amanhã em Macedo de Cavaleiros.
A Feira da Caça integra a XIV Festa dos Caçadores do Norte, que se realiza na sexta-feira e no sábado.
Raúl Fernandes, presidente da Federação das Associações da 1ª Região Cinergética que em conjunto com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros organiza esta Feira da Caça, vai dizer-nos o que podemos provar e ver durante os quatro dias da feira.

Sem comentários: