2.1.08

3 de Janeiro de 2007

14h - 15h: Hoje já não estamos sujeitos a respirar fumo de tabaco quando estamos num restaurante, café ou em qualquer espaço fechado... mas até há três dias atrás a realidade era outra.
Durante anos quem trabalha nestes espaços teve que passar grande parte do dia a respirar fumo de tabaco. Que consequências isto tem para a saúde?
José Rocha Nogueira avaliou a "exposição de trabalhadores ao fumo de tabaco ambiental no ar interior de estabelecimentos de restauração e de bebidas". Escolheu este tema para a a sua tese de doutoramento em Ciências Médicas.
José Rocha Nogueira é médico, faz parte do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte.

15h - 16h: O que faz com que uma revista religiosa (dirigida por um padre português) seja considerada a melhor entre 800 candidatos, que incluem os principais jornais, rádios e televisões das Filipinas?
A revista católica World Mission, dirigida pelo padre José Rebelo dos Missionários Combonianos, foi distinguida com o prémio de Melhor Revista dos Catholic Mass Media Awards (este prémio foi atribuído pela Fundação Catholic Media, considerada uma das mais prestigiadas das Filipinas).
A partir das Filipinas vamos conversar com o padre José Rebelo, que é desde 2005 director da World Mission. Vamos conhecer esta revista assim como o trabalho deste padre que é missionário nas Filipinas desde 2005.

16h - 16:30h: Encontro com os Cereais - é o nome de um curso de culinária promovido pela Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO). Todos os meses este grupo organiza Encontros com a Gastronomia. Depois do pão, os vegetais e a fruta... no dia 12 de Janeiro (sábado) realiza-se o encontro com os cereias.
A aula começa com uma conversa sobre a importância dos cereais na alimentação e para a nossa saúde. Na ementa temos sopa de cevada, hamburgueres de centeio, empadão de trigo e papas de milho (salgadas e doces), entre outros.
A aula começa às 14h e realiza-se na sede da Associação, em Odivelas. Margarida Pereira-Muller, a formadora (autora de vários livros sobre culinária), vai estar na TSF para nos dizer em que consiste este curso.

Sem comentários: