8.1.08

9 de Janeiro de 2008

14h -15h: A Psicologia da Escrita interpreta parte da personalidade de alguém através do estudo da escrita como forma gráfica.


A Psicologia da Escrita pode ser aplicada nas mais diversas áreas: na orientação matrimonial, na selecção de pessoal e gestão de recursos humanos, na psicologia clínica, na orientação vocacional, na medicina, na psiquiatria, na criminologia, na investigação histórico-biográfica, etc.
Francisco Queiroz, professor na Faculdade de Letras do Porte, onde é o responsável por vários cursos livres e seminários sobre Psicologia da Escrita, desde 1994 que investiga a escrita e o desenho dos adolescentes, é consultor em psicologia da escrita, vai estar na TSF para nos explicar como é possível através da forma como alguém escreve conhecer a sua personalidade.
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto é a única no país a realizar cursos de Introdução à Psicologia da Escrita. A 7 de Fevereiro começa um novo curso.
[A partir das três da tarde a TSF transmite o debate quinzenal com o primeiro-ministro. Margarida Cepêda virá em breve à TSF, da mesma forma que o tema do fumeiro e da ASAE será tratado oportunamente.]
15h - 16h: Margarida Cepêda* é pintora. Nos seus quadros (repletos de detalhes e pormenores) tudo é simbólico.
Margarida Cepêda, recupera os valores femininos, pinta a polaridade feminina de forma mágica e “combate” com as suas obras o abafamento da pintura figurativa, tem vindo a marcar pontos, tanto mais que sabe e sente o simbolismo como ninguém. E quem vê os seus quadros sente-o.
Foi a primeira artista a aderir ao projecto "Art for All", porque considera que a arte deve ser divulgada sem snobismos e sem elitismo
Nesta hora vamos conhecer o percurso profissional de Margarida Cepeda, o porquê da escolha do simbolismo...

16h - 16:30h: Amanhã começa a 17ª Feira do Fumeiro de Montalegre . Numa época em que se fala tanto de segurança alimentar, com a ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica) a realizar operações de fiscalização quase diárias, vamos tentar perceber quais as regras de higiene a que deve obedecer uma feira de genéro.
Vamos ouvir Orlando Alves, organizador da Feira do Fumeiro de Montalegre, e vamos conversar com Carla Alves, coordenadora da Feira do Fumeiro de Vinhais, considerada pela ASAE uma feira modelo no cumprimentos das regras de higiene alimentares.
[A partir das três da tarde a TSF transmite o debate quinzenal com o primeiro-ministro. Margarida Cepêda virá em breve à TSF, da mesma forma que o tema do fumeiro e da ASAE será tratado oportunamente.]

Sem comentários: