25.1.08

28 de Janeiro de 2008

14h - 15h: A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) tem por objecto prestar assistência material, sanitária e moral às pessoas afectadas pela doença de Hansen (lepra)... Aqui encontra informações sobre o diagnóstico da doença.
A APARF segue a obra de Raoul Follereau. Este francês dedicou mais de 50 anos da sua vida à promoção do tratamento, cura e à reabilitação e reintegração dos doentes afectados pela lepra. Ontem assinalou-se o Dia Mundial dos Leprosos, instituído pela Organização das Nações Unidas a pedido de Raoul Follereau (e não amanhã, como por erro aqui foi escrito).
Nesta hora vamos conhecer o trabalho da APARF, os casos de lepra em Portugal (em 2006 duplicaram) e quem foi Raoul Follereau. João Ferreira, presidente da APARF, é nosso convidado.

15h - 16h: Pedro Martins tem 35 anos, vive nos Estados Unidos há 9 e conseguiu chegar ao topo de uma das mais importantes empresas mundiais de software, a SAP. Pedro Martins é director de Estratégias e Aquisições da SAP a nível mundial.
Aproveitando uma visita a Portugal conversamos com Pedro Martins sobre o seu trabalho e o percurso profissional, também ficamos a saber como é a vida em Palo Alto, em pleno Silicon Valey (S. Francisco) e como é que Pedro Martins "vê" Portugal.

16h - 16:30h: A rápida evolução das ciências da alimentação e nutrição nas últimas décadas veio modificar os nossos hábitos de comer. Com apregoados objectivos de nutriprevenção e nutriterapêutica, encontramos hoje nas prateleiras dos supermercados leite enriquecido com ómega-3, margarinas com fitosteróis, água com fibras, iogurtes que baixam o colesterol,etc.
A questão é: haverá realmente vantagens em consumir alimentos enriquecidos?

A nutricionista Ana Carvalhas é a autora deste texto e vai estar na TSF para nos ajudar a encontrar uma resposta para esta questão e para nos ajudar a conhecer o que são os alimentos enriquecidos.
(Esta conversa serve de ponto de partida para o programa de amanhã. Neste horário vai realizar-se um debate sobre alimentação: Podemos ter confiança no que sabemos sobre a alimentação?)

1 comentário:

Helena Jardim disse...

Olá.

Gostei da entrevista ao Pedro ( amigo da minha filha, lá pela Califórnia) apesar dos percalços técnicos. Bem conduzida permite ao ouvinte apreender muito da personalidade do entrevistado, do modo como se integrou e até da cultura empresarial e da sociedade americana daquela costa ocidental.

Aprende-se muito com estes vossos mais cedo ou mais tarde.

Bem hajam
Helena Jardim
Porto