21.1.08

22 de Janeiro de 2008

Hoje o "Mais cedo ou mais tarde" é especial, vai realizar-se em Mirandela (no Espelho de Água, no Parque do Império) e aborda três temas relacionados com a este concelho.

14h - 15h: Em Mirandela um grupo de cidadãos uniu-se e criou um Movimento Cívico que visa defender os direitos dos habitantes deste concelho. O Movimento Cívico Por Mirandela define-se como um grupo apartidário, laico e que se preocupa com os problemas da cidade e dos seus habitantes.
Rui Tulik, coordenador deste movimento, vai explicar-nos como surgiu a ideia de criar este Movimento e porquê. Nesta hora vamos conhecer as prinicpais causas por que luta o Movimento Cívico por Mirandela.

15h - 16h: Para incentivar os mirandelenses a cultivarem e preservarem as oliveiras, a Câmara Municipal lançou a campanha "Adopte uma Oliveira".
Os interessados são convidados a adoptarem uma oliveira para plantarem no jardim de casa, colocarem no vaso ou (se não tiverem espaço) podem escolher uma das oliveiras que estão plantadas nos jardins da cidade e comprometem-se a tratar dela.
Esta campanha arrancou no final de 2006 com 500 oliveiras à procura de um novo "dono".
Almor Branco, vice-presidente da câmara municipal de Mirandela, vai dizer-nos como é que esta iniciativa tem sido recebida, o que é necessário para adoptar uma oliveira e como surgiu a ideia de criar a campanha "Adopte uma Oliveira". Também vamos ouvir depoimentos de alguns adoptantes.

16h - 16:30h - Falar de Mirandela é falar obrigatoriamente de Azeite. Desde o século XVI que aqui se plantam olivais.
Um dos azeites mais premiados de Mirandela é o Romeu, produzido na Casa Menéres / Quinta do Romeu. O azeite Romeu foi considerado um dos dez melhores azeites do mundo, tanto pelo guia italiano de azeites "L'Extravergine" 2005 e 2007, como pela revista gourmet alemã "Der Feinschmecker".
O azeite Romeu é vendido em Espanha, França Alemanha, Reino Unido, Áustria, Brasil, Canadá, Japão, Hong Kong e Nova Zelândia.
Vamos tentar perceber o que faz do Azeite Romeu um dos melhores do mundo com a ajuda de Victor Vasco, encarregado da Quinta do Romeu.

Sem comentários: