12.3.08

13 de Março de 2008

14h - 15h: A Espondinite Anquilosante é uma doença inflamatória crónica da coluna. Nos casos mais graves ocorre a fusão de vértebras e a coluna passa a funcionar como um só osso, diminuindo a mobilidade do doente. A espondilite anquilosante não tem cura, mas o paciente encontra alívio na actividade física. É conhecida como a doença inimiga do descanso. A Espondilite Anquilosante é uma das doenças crónicas (altamente incapacitantes) que passou a ter o tratamento totalmente comparticipado pelo Ministério da Saúde. Nesta hora vamos conversar com o secretário-geral da Associação Nacional da Espondilite Anquilosante .
Jorge Nunes
vai falar-nos sobre o trabalho da associação e explicar de que forma a Espondilite Anquilosante afecta a vida de quem sofre desta doença.

15h - 16h: Nesta hora vamos falar sobre cristais, a propósito de um curso que Isabel Leal vai realizar nas próximas semanas.
"Os cristais têm a particularidade de emitir energia por longos períodos de tempo e de multiplicar a intenção ou energia solicitada. A aplicação de cristais pode expandir consciência,promover o alinhamento com a Alma, aprender a arte do equilíbrio energético... As grelhas de cristais são organizadas com grupos de cristais específicos. Serão ensinados 2 poderosos simbolos que servem para limpeza e sintonia do e com o cristal." (excerto do texto de apresentação do curso de Cristais).
Nesta conversa com a formadora Isabel Leal, vamos falar sobre o programa deste curso e conhecer o seu trabalho com os cristais.
(Pode inscrever-se e obter mais informações sobre o curso de Cristais através do e-mail: criancasde1novomundo@yahoo.com ou do telefone 938 159 613; os próximos cursos e palestras: 28 Março - Palestra Crystal Healing Lisboa; 30 Março - Curso de Crystal Healing Porto; 5 Abril - Palestra sobre Crianças Cristal Montijo).
«Desde há milénios que os cristais são utilizados para terapias e para o restabelecimento do equilíbrio. Funcionam através da ressonância e da vibração»

16h - 16:30h: O Pudim Abade de Priscos apresenta-se visualmente como um vulgar pudim, mas o seu sabor e textura diferenciam-no como único. Entre outras particularidades, que o palato não identifica facilmente, na sua confecção é utilizado o toucinho, «de preferência de Chaves ou de Melgaço». O Pudim Abade de Priscos, doce típico de Braga, vai ter uma confraria. A Confraria do Abade vai ser formalizada no dia 29 de Março, com a entronização dos primeiros 40 confrades.
A repórter Dalila Monteiro foi ver como se confecciona esta sobremesa que faz parte da doçaria conventual minhota e conversou com um dos fundadores da Confraria do Abade.

Sem comentários: