24.3.08

25 de Março de 2008

14h - 15h: O presidente do Tribunal de Contas Europeu é o juiz português Vítor Caldeira. Foi eleito em Janeiro para uma mandato de três anos.
Vítor Caldeira é membro deste Tribunal desde 2000.
Nesta hora vamos conhecer o trabalho de Vítor Caldeira no Tribunal de Contas Europeu, quais as novas funções que está a desempenhar, como lida com a responsabilidade de liderar este organismo. Nesta conversa com Vítor Caldeira também vamos conhecer o seu percurso profissional (a carreira dedicada ao Tribunal de Contas).

15h - 16h: Doenças como o cancro, artrite reumatóide e doenças neurológicas são já tratadas em hospitais portugueses com recurso a terapias biológicas, que consistem basicamente na injecção de anticorpos manipulados geneticamente.
Por serem biológicos estes tratamentos têm muitas vantagens em relação aos fármacos tradicionais, que são químicos... maior facilidade de administração, maior capacidade de eficácia e menores efeitos secundários.
João Gonçalves, professor na Faculdade de Farmácia de Lisboa e Investigador no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, faz parte de um grupo de investigadores portugueses que está a preparar novos tratamentos biológicos para várias doenças. O que são terapias biológicas, como se conseguem, quais as vantagens, em que doenças podem ser aplicadas... são algumas das questões que vão marcar a conversa com João Gonçalves.


16h - 16:30h: A Rota do Vinho do Porto foi criada há 12 anos para dar a conhecer uma das actividades mais antigas e tradicionais da Região Demarcada do Douro: a produção de vinho do Porto e do Douro. Através da Rota do Vinho do Porto é possível conhecer toda a região e participar nas mais variadas actividades relacionadas com a produção de vinho: lagaradas, vindimas, provas de vinho, almoços ou jantares em algumas das quintas mais antigas desta região.
A Rota do Vinho do Porto divide-se em sete mini circuitos que se estendem por toda a Região do Alto Douro Vinhateiro. A repórter Rute Fonseca fez o percurso Régua /Pinhão, guiada por Filipe Mergulhão, um dos responsáveis pela Rota do Vinho do Porto.
A sede da Rota do Vinho do Porto fica na Régua (ao lado da estação de comboios).

Sem comentários: