3.3.08

3 de Março de 2008

14h - 15h: Fitoterapia significa"a terapêutica das doenças através das plantas". A eficácia dos medicamentos de fitoterapia assenta antes de mais na escolha das plantas que entram na sua composição e sobretudo em saber escolher com a maior precisão qual a parte mais activa da planta. Na parte activa da planta encontram-se substâncias em quantidades muito baixas que conferem as propriedades terapêuticas. É necessário fazer a extracção destas substâncias e concentrá-las com vista a obter o efeito terapêutico desejado.
João Ribeiro Nunes é fitoterapeuta, naturólogo e professor de Fitoterapia no Instituto Hipócrates (associado à Universidade Lusófona). Com João Ribeiro Nunes (que foi o representante da fitoterapia na comissão criada para regulamentar as medicinas não convencionais) vamos conhecer as origens e características da Fitoterapia.

15h - 16h: Uma equipa de investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC) descobriu que a carnitina permite proteger o cérebro dos danos provocados pelo consumo de ecstasy. Se este composto for inserido na dieta alimentar dos jovens pode evitar a morte de células (e de neurónios) que o consumo desta droga provoca. A equipa que fez esta descoberta foi convidada para ir aos Estados Unidos apresentar os resultados destas investigação.
Teresa Summavielle, uma das investigadoras responsáveis por este trabalho, vai explicar-nos como é possível travar os efeitos que o consumo de ecstasy provoca no cérebro.
Os investigadores estão a divulgar os resultados deste estudo nas escolas, para prevenir o consumo de drogas junto dos adolescentes. Assistimos a uma das sessões "Põe-te a milhas das pastilhas" e teremos reportagem de Rute Fonseca.

16h - 16:30h: "O mel é considerado o melhor remédio para a tosse nas crianças e pode ser mais eficaz do que muitos xaropes da farmácia" - Esta é uma das conclusões a que chegou um grupo de cientistas norte-americanos que estudou as proporiedades do mel. Este estudo foi publicado na revista "Pediatrics and Adolescent Medicine" e mostra que uma colher de mel pode fazer milagres. O reporter Rui Tukayana conversou com Virgínia Martins, investigadora no GeoBioTec - Geobiociências Tecnologias e Engenharia, e do CESAM, ambos da Universidade de Aveiro, responsável pela organização de uma Semana do Mel em Aveiro, e ouviu um elogio às propriedades do mel.

Sem comentários: