28.3.08

31 de Março de 2008

14h - 15h: Higienista oral é o profissional que realiza actividades de promoção de saúde oral dos indivíduos e das comunidades, visando métodos epidemiológicos e acções de educação para a saúde; presta cuidados individuais que visem prevenir e tratar as doenças orais. Esta profissão existe desde 1999. Fátima Duarte, presidente da Associação Portuguesa de Higienistas Orais, é nossa convidada. Fátima Duarte vai falar-nos sobre a importância da profissão de higienista e sobre o trabalho da Associação.

15h - 16h: "A decisão de tomar ou não café parece trivial, mas pode envolver um complexo mecanismo ao nível do cérebro..." a frase é do neurocientista português Rui Costa, que estuda a contribuição das repetições e das incertezas para a criação de hábitos.
Rui Costa é especialista em memória, trabalha no National Institutes of Health (nos Estados Unidos) e é investigador adjunto da Fundação Champalimaud. Vamos conhecer o trabalho de Rui Costa e o que já conseguiu descobrir sobre os mecanismos da memória.

16h - 16:30h: Até 12 de Abril, a Sala Ogival da ViniPortugal, no Porto, propõe a todos os que se deslocarem até ao Palácio da Bolsa a oportunidade de degustar gratuitamente várias dezenas de vinhos seleccionados de três regiões portugueses: Alentejo, Açores e Ribatejo.
Esta prova de vinhos é promovida pela ViniPortugal. A Sala Ogival do Porto (onde decorre a degustação) está aberta ao público entre as 10h e as 19h, de segunda a sábado.
Com Tânia Branco Oliveira, da ViniPortugal, vamos ficar a conhecer alguns dos vinhos em prova e como funcionam as provas de vinho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa de dar vos aos higienistas orais! De qualquer forma, gostaria de sugerir, que um dia destes convidassem os coordenadores das 2 escolas de Higienistas. Aí sim, irão realmente perceber a dimensão da profissão bem como os inúmeros projectos onde que estão a decorrer na área da saúde oral.

Parab´ns pela rádio e pelo programa!