A Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT) vai realizar (a partir de Maio) um curso de Arte-Terapeuta Institucional, que tem como objectivo formar arte-terapeutas. Pretender-se-á estimular o desenvolvimento do auto-conhecimento, do imaginário e criatividade através das Artes.
Susana Catarino, Psicóloga, Arte-Psicoterapeuta e membro do Conselho Científico da SPAT, é nossa convidada. O que é a arte-terapia, para que serve, em que áreas pode ser utilizada e qual o programa do curso de Arte-Terapeuta Institucional serão alguns dos temas da nossa conversa.
15h - 16h:
Nesta hora vamos conversar com a cientista Maria Mota sobre a sua investigação da Malária e vamos conhecer o seu percurso profissional.
Não foi possível ter a convidada em directo, em tempo útil.
Em alternativa conhecemos o trabalho de um grupo de investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC), que descobriu a base do que poderá ser o primeiro medicamento para a que é conhecida como a Doença dos Pezinhos. Mais de 50 anos depois de ter sido descoberta por Corino de Andrade, a Paramiloidose só pode ser tratada através de um transplante do fígado.
A equipa do IBMC encontrou a fórmula para estabilizar a proteína que está associada à Doença dos Pezinhos. A repórter Rute Fonseca conversou com Ana Damas, coordenadora deste trabalho, e com Luís Gales, investigador do IBMC. Uma conversa sobre o trabalho destes investigadores e sobre o que é a Doença dos Pezinhos (sintomas, características...).
16h - 16:30h: Ançã recheia-se de bolos para fazer as delícias de quem no domingo visitar a vila. A Feira do Bolo de Ançã vai “promover e divulgar” a iguaria. Fino, cornos ou bolo de ovos são as três variedades do Bolo de Ançã, originários da vila que lhe dá o nome. Fabricado com ingredientes simples o segredo para que o bolo de Ançã seja uma verdadeira delícia está na massa e nos toques especiais que cada uma das boleiras lhe confere.
A feira do Bolo de Ançã (Cantanhede) realiza-se este domingo, no Terreira do Paço da vila de Ança. O repórter Ricardo Oliveira Duarte revela-nos o segredo e a história deste bolo que ainda hoje segue a receita ancestral.
Sem comentários:
Enviar um comentário