13.3.08

14 de Março de 2008

14h - 15h: A Arte-Terapia é um tipo de psicoterapia que utiliza a expressão artística como instrumento terapêutico: cantar, dançar, desenhar, pintar, esculpir... são desde sempre expressões humanas primordiais.
A Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT) vai realizar (a partir de Maio) um curso de Arte-Terapeuta Institucional, que tem como objectivo formar arte-terapeutas. Pretender-se-á estimular o desenvolvimento do auto-conhecimento, do imaginário e criatividade através das Artes.
Susana Catarino, Psicóloga, Arte-Psicoterapeuta e membro do Conselho Científico da SPAT, é nossa convidada. O que é a arte-terapia, para que serve, em que áreas pode ser utilizada e qual o programa do curso de Arte-Terapeuta Institucional serão alguns dos temas da nossa conversa.

15h - 16h: Maria Mota é cientista, tem 37 anos e um vasto currículo: coordena a Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, é a presidente e fundadora da Associação Viver a Ciência, em 2004 foi distinguida com o Prémio European Young Investigator Award, em 2005 conseguiu uma bolsa de 350 mil euros e este ano foi distinguida pelo jornal "Ciência Hoje" com o Prémio "Seeds of Science/ Sementes de Ciência" (que serão entregues esta noite). Maria Mota foi escolhida devido "ao seu trabalho de investigação em Malária e a sua actividade à frente da Associação Viver a Ciência".
Nesta hora vamos conversar com a cientista Maria Mota sobre a sua investigação da Malária e vamos conhecer o seu percurso profissional.

Não foi possível ter a convidada em directo, em tempo útil.
Em alternativa conhecemos o trabalho de um grupo de investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC), que descobriu a base do que poderá ser o primeiro medicamento para a que é conhecida como a Doença dos Pezinhos. Mais de 50 anos depois de ter sido descoberta por Corino de Andrade, a Paramiloidose só pode ser tratada através de um transplante do fígado.
A equipa do IBMC encontrou a fórmula para estabilizar a proteína que está associada à Doença dos Pezinhos. A repórter Rute Fonseca conversou com Ana Damas, coordenadora deste trabalho, e com Luís Gales, investigador do IBMC. Uma conversa sobre o trabalho destes investigadores e sobre o que é a Doença dos Pezinhos (sintomas, características...).

16h - 16:30h: Ançã recheia-se de bolos para fazer as delícias de quem no domingo visitar a vila. A Feira do Bolo de Ançã vai “promover e divulgar” a iguaria. Fino, cornos ou bolo de ovos são as três variedades do Bolo de Ançã, originários da vila que lhe dá o nome. Fabricado com ingredientes simples o segredo para que o bolo de Ançã seja uma verdadeira delícia está na massa e nos toques especiais que cada uma das boleiras lhe confere.
A feira do Bolo de Ançã (Cantanhede) realiza-se este domingo, no Terreira do Paço da vila de Ança. O repórter Ricardo Oliveira Duarte revela-nos o segredo e a história deste bolo que ainda hoje segue a receita ancestral.

Sem comentários: