5.3.08

6 de Março de 2008

14h-15h: A somaterapia (ou soma) é inspirada nas ideias anarquistas e será hoje, provavelmente, a principal (única?) forma de expressão do ideal filosófico anarquista. A somaterapia, iniciada e desenvolvida no Brasil, está agora a chegar à Europa e a Portugal em concreto. João da Mata, somaterapeuta, vai estar em estudio para explicar como é que o autoritarismo se relaciona com as relações inter-pessoais.

15h-16h: A propósito do dia mundial do rim, que se assinala na próxima semana, falamos do rim... um dos órgãos que menos conhecemos. Em estudio vai estar António Vaz Carneiro, presidente da Comissão para os Assuntos Públicos e Políticos da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, e responsável pela organização das iniciativas do Dia Mundial do Rim (e que já esteve neste programa, na temporada anterior, para nos falar da medicina baseada na evidencia). Vamos pedir ao nosso convidado que nos explique quais são os comportamentos de risco para o rim, a que sinais devemos estar atentos e quais as patologias mais associadas ao rim. Não foi possível ter o convidado em directo. Em alternativa falámos de uma doença rara chamada Maroteaux Lamy, que afecta 18 pessoas em Portugal (o terceiro país europeu com maior número de doentes). Há um novo tratamento, em que Portugal participou, desenvolvido por um cientista chamado Paul Harmatz, com quem conversámos. também ouvimos Elisa Leão Teles, coordenadora Ibérica do ensaio clínico que permitiu encontrar o único tratamento que existe no mundo para a doença de Maroteaux Lamy e responsável pela unidade de doenças metabólicas do Hospital de São João, e com a mãe de um doente, o Cláudio, um dos primeiros doentes portugueses que participaram no ensaio clínico que se realizou nos Estados Unidos e que permitiu encontrar tratamento para a doença de Maroteaux Lamy. O Cláudio já esteve totalmente dependente de outras pessoas, mas actualmente consegue ser quase autónomo. Um trabalho de Rute Fonseca.

16h-16h30: Portel recebe o 2º Congresso das Açordas e os proximos dias, de amanhã até domingo, serão mais uma vez dedicados aos sabores tipicamente alentejanos, em particular às açordas de Portel. De acordo com a organização, «historiadores, especialistas gastronómicos, professores, nutricionistas e chefes de cozinha irão abordar, as raízes históricas, as qualidades nutricionais e a importância da açorda na gastronomia alentejana». Daí que tenhamos convidado Eugénia Alhinho, do gabinete de turismo da Câmara de Portel, para nos dar mais pormenores e nos sugerir as açordas de Portel

Sem comentários: