26.3.08

27 de Março de 2008

14h - 15h: Marta Moita é a investigadora principal da Unidade de Neurobiologia de Comportamento do Instituto Gulbenkian da Ciência e é a única especialista portuguesa em neurociências convidada para participar no Simpósio "Aquém e Além do Cérebro" (que decorre até sábado, na Casa do Médico, no Porto).
Este simpósio reúne especialistas de todo o mundo em neurociências.
Marta Moita falou esta manhã sobre "Os mecanismos neurobiológicos do medo". Nesta hora vamos conhecer o seu trabalho e investigações sobre o comportamento.
A equipa que Marta Moita lidera no Instituto Gulbenkian das Ciências está a estudar os mecanismos subjacentes aos comportamentos.

15h - 16h: Até Março de 2009 Portugal está a participar no IV Ano Polar Internacional (um programa científico e educativo centrado no Árctico e na Antárctida, que envolve milhares de investigadores de mais de 60 países).
Um dos objectivos do IV Ano Polar Internacional (API) é fazer um levantamento de toda a biodiversidade na Antárctida. O biólogo marinho José Xavier, da Universidade do Algarve, faz parte do comité Português para o Ano Internacional Polar, regressou há poucas semanas da Antárctida e vai dizer-nos qual o resultado desta viagem (realizada no âmbito do programa polar português para o API). Nesta hora também vamos conhecer o trabalho já realizado durante o Ano Polar Internacional e quais os próximos passos.

16h - 16:30h: Lombinho de porco com pasta de fígado, açorda de galinha com grão, ensopado de javali, aguardente de figo, medronho, pudim de mel... estas são algumas das sugestões do V Festival de Gastronomia Serrana , que começa este sábado em Tavira.
Na gastronomia serrana entre as iguarias mais apreciadas, salientam-se os pratos de carne de porco, os enchidos caseiros, as papas moiras com farinha de milho. O famoso pudim de mel de Monchique completa a refeição, que é ainda rematada com um copo de aguardente de medronho, para ajudar a digestão.
Cristina Neto, responsável pela Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Tavira, é nossa convidada.
O V Festival de Gastronomia Serrana começa este sábado e prolonga-se até 13 de Abril, em sete restaurantes do concelho de Tavira.

Sem comentários: