11.1.08

14 de Janeiro de 2008

14h - 15h: A vacina contra o cancro do colo do útero entrou no mercado há um ano. Esta vacina garante uma protecção de quase 100% contra todas as doenças provocadas pelo vírus do Papiloma Humano (HPV).
Nesta hora vamos falar com José Maria Moutinho sobre o cancro do colo do útero: tratamento, diagnóstico, sinais, eficácia da vacina...
José Maria Moutinho é director do Serviço de Ginecologia do IPO (Porto) e Presidente da Secção de Colposcopia e Patologia do Tracto Genital Inferior da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
Portugal é o país da União Europeia que regista a maior taxa de de cancro de colo do útero, com cerca 17 casos por cada cem mil mulheres .

15h - 16h:O Transhumanismo é uma filosofia que incentiva o Homem a usar a ciência e a Tecnologia para superar as suas limitações.
No futuro, a tecnologia vai rapidamente mudar a Humanidade. Nós prevemos a viabilidade de redesenhar a condição humana, incluindo parâmetros como a inevitabilidade do envelhecimento, limitações das capacidades intelectuais do Homem e da máquina, sofrimento e o nosso aprisionamento no planeta terra.
Com a ajuda de José Raeiro, estudante na Faculdadede Ciências da Universidade do Porto e professor de astronomia, vamos conhecer o que é o Transhumanismo e de que forma esta ideia pode ser aplicada no dia-a-dia (além das muitas críticas que lhe fazem).

16h - 16:30h: Teatro/ jantar é a ideia que está na base do último trabalho do Teatro de Marionetas do Porto. "Boca de Cena" é o título desta peça de teatro. O público junta-se aos actores no palco, todos à volta de uma mesa onde vão jantar. Os actores são os empregados de mesa e os espectadores os comensais.
A repórter Alexandre Nunes assistiu a "Boca de Cena" e diz-nos o que esperar desta peça de teatro que une os cinco sentidos.
"Boca de Cena" está no Mosteiro São Bento da Vitória (no Porto) até 27 de Janeiro.

2 comentários:

Amanda Ribeiro disse...

Boa noite,

Hoje à tarde não consegui ouvir a totalidade da peça sobre o 'Boca de Cena'. Procurei no site da tsf mas não encontrei nenhum arquivo online da rubrica. Gostava imenso de ouvir a peça na totalidade. Existe alguma maneira?

Muito obrigada e parabéns pelo trabalho

João Paulo Meneses disse...

Infelizmente não.