24.4.08

28 de Abril de 2008

14h – 15h:Há duas semanas, neste espaço, falámos com um cientista português distinguido com uma super-bolsa da União Europeia. Na altura ele corrigiu-nos e explicou-nos que era o único português, a trabalhar em Portugal, mas que um outro cientista, a residir em França, também o tinha conseguido. Ele é Ivo Gomperts Boneca e é investigador no Instituto Pasteur (em Paris) no Departamento de Microbiologia. Desde o início do ano que este cientista português está a trabalhar na unidade de Biologia e Genética.
Ivo Boneca especializou-se em microbiologia, estuda o papel das paredes das células nas bactérias, doenças infecciosas, bactérias patogénicas, etc.
Aproveitando uma visita a Portugal, Ivo Boneca vai estar na TSF para nos dizer como está a ser esta experiência em França, no Instituto Pasteur, e vamos conhecer as suas áreas de investigação.

15h – 16h: “Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida” – Paulo Freire
Na sexta-feira faz 11 anos que Paulo Freire morreu. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Luíza Cortesão, presidente da direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal e coordenadora do Centro de Recursos Paulo Freire, da Universidade do Porto, é nossa convidada e vai dar-nos a conhecer a vida e obra de Paulo Freire.

16h – 16:30h: "Sabor e Equilíbrio" é muito mais que um simples livro de receitas. Porque, para além de 100 receitas simples, saborosas e equilibradas, realizadas com o apoio da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, este guia prático da Deco Proteste vem acompanhado por um programa informático interactivo, capaz de calcular os valores nutricionais de cada alimento, criar receitas próprias e analisar os hábitos alimentares de cada um.
Uma das responsáveis pela elaboração deste guia é Sofia Mendonça, técnica alimentar da DECO, que vai explicar como devemos usar "Sabor e Equilíbrio".

Sem comentários: