18.4.08

21 de Abril de 2008

14h - 15h: Há pouco mais de um mês um grupo de 26 portugueses regressou de uma viagem humanitária à Guiné-Bissau. A ideia surgiu depois de José Moreira ter visitado a Guiné em 2004 e ter encontrado apenas três sobreviventes do tempo em que viveu neste país e ter visto muita gente a necessitar de ajuda. Regressou decidido a ajudar e criou a Associação Humanitária Memórias e Gentes.
No dia 21 de Fevereiro este grupo partiu para uma viagem de oitos dias à Guiné-Bissau, na bagagem levaram brinquedos, material didáctico, livros, material e equipamento hospitalar, roupa e calçado.
José Teixeira vai dizer-nos o que viu, o que encontrou na Guiné-Bissau e o que mudou desde que deixou o país há 37 anos.

15h - 16h: Maria Mota é cientista, tem 37 anos e um vasto currículo: coordena a Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa, é a presidente e fundadora da Associação Viver a Ciência, em 2004 foi distinguida com o Prémio European Young Investigator Award, em 2005 conseguiu uma bolsa de 350 mil euros e este ano foi distinguida pelo jornal "Ciência Hoje" com o Prémio "Seeds of Science/ Sementes de Ciência" . Maria Mota foi escolhida devido "ao seu trabalho de investigação em Malária e a sua actividade à frente da Associação Viver a Ciência". Nesta hora vamos conversar com a cientista Maria Mota sobre a sua investigação da Malária e vamos conhecer o seu percurso profissional.

16h - 16:30h: Bruschetta com azeitonas e anchovas para entrada, arroz negro como prato principal e para sobremesa Baklav, triângulos de nozes e mel - esta é a ementa da primeira sessão do curso de Cozinha Mediterrânica, que começa no dia 28 de Abril na Garfos e Letras (no Porto).
O curso está divido em quatro sessão e consiste numa incursão na cozinha Mediterrânica, que abrange alguns países como Itália, Grécia e Marrocos.
Vitor Vasconcelos, o formador, é nosso convidado.

Sem comentários: