23.4.08

24 de Abril de 2008

14h - 15h: A descoberta de uma tecnologia capaz de medir a respiração de um embrião, determinando as suas características e consequente viabilidade, fez com que Ana Sofia Lopes recebesse o primeiro prémio na Conferência Mundial da International Embryo Transfer Society, em Copenhaga. Esta descoberta abre o caminho a novas técnicas de procriação medicamente assistida.
Ana Sofia Lopes tem 31 anos, trabalha na área da Biologia Reprodutiva (especificamente em embriologia) e está de regresso a Portugal depois de quatro anos na Dinamarca (esteve a fazer um doutoramento no Danish Institute of Agricultural Sciences. ) e na Australia. Agora, a fazer o pós-doutoramento com Mário Sousa, queremos saber quais as expectativas para esta nova fase, e qual a importância da área de investigação.

15h - 16h: No próximo sábado assinala-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual e Industrial. Uma data que serve de ponto de partida para falarmos sobre a importância para a economia do registo e protecção de marcas e patentes.
"Segundo estatísticas da União Europeia cerca de 5 a 7% do comércio mundial são produtos falsos e nos anos de 2004 e 2005 as alfândegas da UE apreenderam 120 milhões de produtos contrafeitos." (excerto da revista "Cadernos de Economia", dedicada à Propriedade Industrial / Intelectual).
Cristina Alves Braz, porta-voz da União de Marcas (uma associação informal formada por um grupo de empresas, integra marcas concorrentes como a Nike, Adidas, Reebok, Levis, Lacoste, Pepe Jeans, Tommy Hilfiger, etc), é nossa convidada. Cristina Alves Braz vai explicar-nos como e quem fiscaliza esta matéria em Portugal.

16h - 16:30h: A propósito do 25 de Abril fomos conhecer a história de um "doce revolucionário", os Caladinhos. Ganharam este nome durante o período de ditadura em Portugal. Uma noite em Santa Maria da Feira, Augusto Padeiro e seus empregados estavam a fazer biscoito sortido quando foram visitados pela policia do regime. Augusto Padeiro, com medo, disse aos seus empregados: "Shiu! Calados!"
Um dos elementos da Policia perguntou "Porque disse Calados" O Augusto Padeiro respondeu:
" Porque estamos a fazer calados. Estes biscoitos são os caladinhos!"

Rogério Portela conheceu Augusto Padeiro, "herdou" a receita dos Caladinhos e é propietário de um dos mais antigos cafés de Santa Maria da Feira na confeccção deste doce. A repórter Rute Fonseca conversou com Rogério Portela.

Sem comentários: