2.4.08

3 de Abril de 2008

14h - 15h: Aristides de Sousa Mendes morreu há 54 anos. Este diplomata português recusou-se a seguir as ordens do seu governo e concedeu vistos a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Aristides salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. As memórias deste gesto estão preservadas no Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes (http://mvasm.sapo.pt/), que foi criado para homenagear o diplomata. Luísa Pacheco Marques é a coordenadora da equipa que criou este Museu e é nossa convidada. Nesta hora vamos conhecer quem foi e o que tornou célebre Aristides Sousa Mendes. Também vamos fazer uma visita (virtual) ao Museu.

15h - 16h: A Universidade da Criança é um dos mais avançados e imaginativos projectos educativos para crianças. O seu campus universitário é constituído por 4 faculdades que cobrem as áreas fundamentais de uma educação moderna: Faculdade das Letras Engraçadas e dos Números Sem Fim; Faculdade dos Riscos e dos Rabiscos; Faculdade do Ser, do Conteúdo e das Ideias; Faculdade dos Sons, dos Tons e dos Movimentos. A Universidade da Criança representa no Algarve o Instituto da Inteligência. Convidámos o coordenador desta instituição, Ricardo Monteiro (também é o director da Unidade do Algarve do Instituto da Inteligência). Como funciona esta Universidade, a quem se dirige, objectivos... são alguns dos temas para a conversa com Ricardo Monteiro.

16h - 16:30h: Sessões de cozinha ao vivo, cursos culinários, tertúlias, jogos com vinho, provas de vinhos, águas e cervejas, peixe... muito peixe... são algumas das 50 acções programadas para o Festival "Peixe em Lisboa". Uma inciativa que começa no sábado e se prolonga até ao dia 13 de Abril.
"Peixe em Lisboa" vai realizar-se em pleno centro da cidade de Lisboa, no Terreiro do Paço, no Páteo da Galé. É a presença directa dos chefes e de especialistas e a sua proximidade com o público que faz deste festival uma oportunidade de apreender e conhecer os diferentes tipos de peixes e mariscos da região de Lisboa.
Paula Oliveira, da Associação de Turismo de Lisboa (que organiza o festival em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa), vai estar na TSF.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa escolha (Aristides de Sousa Mendes) e excelente pergunta:"Isto aprende-se na escola?".
Parabéns!