4.4.08

7 de Abril de 2008

14h - 15h: Está a ser criado um projecto pioneiro em Portugal de sequestro de dióxido de carbono em minas de carvão abandonadas. Lemos de Sousa desenvolveu o método de armazenamento de CO2 em laboratório e acredita que, por exemplo, "na bacia do Rio Douro há 10 milhões de toneladas de antracite que dariam para armazenar pelo menos durante 16 anos todas as emissões de CO2 permitidas a Portugal entre 2005 e 2007". Lemos de Sousa é responsável pelo Centro de Investigação em Alterações Globais, Energia, Ambiente e Bioengenharia da Universidade Fernando Pessoa e tem uma vasta experiência nesta área. O equipamento de sequestro de dióxido de carbono começa este ano a ser testado no terreno e no próximo ano deve integrar um consórcio internacional que vai avançar com testes em Espanha, Brasil e África do Sul.

15h - 16h: Cláudia Abreu Lopes criou um modelo estatístico que permite explicar o endividamento dos consumidores (de 24 países europeus) tendo em conta a realidade económica, social e cultural. Este trabalho foi desenvolvido no Doutoramento em Psicologia Social que está a terminar na London School os Economics and Political Science. Ainda no âmbito deste doutoramento Cláudia Abreu Lopes fez um estudo comparativo na Europa sobre moralidade económica e comportamentos de corrupção por parte dos consumidores. Cláudia Abreu Lopes é licenciada em Psicologia, é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Nesta hora vamos conhecer as conclusões a que chegou no seu trabalho de investigação e vamos conhecer o seu percurso profissional.

16h - 16:30h: O livro "Fabrico Próprio" é da autoria de três designers que quiseram conhecer a história de 92 bolos que fazem parte da pastelaria semi-industrial portuguesa (o porquê do nome, do formato, como foi criado, etc). Pastel de nata, bola de berlim, bolo de arroz, palmier, queque são alguns dos bolos "estudados".
O livro Fabrico Próprio é o resultado de um projecto criado há dois anos. Os designers Rita João, Pedro Ferreira e Frederico Duarte decidiram estudar a relação do design com os bolos. Frederico Duarte vai contar-nos algumas das histórias contadas no livro.
O livro Fabrico Próprio vai ser lançado no dia 12 de Abril.
; O convidado não chegou a tempo; no seu lugar ouvimos uma reportagem do jornalista Ramiro Santos no restaurante Joaquim Gomes, em Vila Real de Santo ANtónio, sobre as múltiplas utilizações do atum.

Sem comentários: