1.4.08

2 de Abril de 2008


14h - 15h: João Carvalho Pina é fotógrafo, tem 28 anos, já expôs as suas imagens em Nova Iorque, Londres, Tokyo, Lisboa e Porto. Tem trabalhado para publicações como o The New York Times, Newsweek, GEO Magazine, El Pais... e desde os 18 anos que publica as suas imagens na imprensa portuguesa.
Há seis anos começou a focar o seu trabalho sobretudo na América Latina, onde tem trabalhado em países como Argentina, Brasil, Bolívia e Cuba, neste ultimo focando-se nas mudanças sócio-políticas dos últimos anos do regime de Fidel Castro.
No ano passado publicou o seu primeiro livro, “Por teu livre pensamento”, com histórias de 25 ex presos políticos portugueses.
Desde 2007 que está a viver em Buenos Aires, na Argentina. Nesta hora vamos conhecer o trabalho de João Pina, o que o motiva e a sua relação com a fotografia.

15h - 16h: A Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites é uma associação composta por pessoas infectadas e afectadas com os vírus das Hepatites. A SOS Hepatites surgiu com o objectivo de criar um espaço onde os doentes com hepatites virais e seus familiares encontrassem um modo de se ajudarem mutuamente. Somos a única associação activa de apoio aos portadores de Hepatite C em Portugal e um dos nossos principais objectivos prende-se com a divulgação e a consciencialização da população em geral. Pretendemos também, através desta consciencialização acabar com a marginalizarão, discriminação e ostracismo a que são votados os doentes.
Convidámos Emília Rodrigues, da SOS hepatites, para nos dar a conhecer o trabalho da Associação e explicar qual a melhor forma de evitar ou viver com esta doença.

16h - 16:30h: O seitan é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno. Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. O Semente - Centro Macrobiótico de Braga realiza no dia 12 de Abril um workshop sobre "As várias formas de cozinhas seitan".
O workshop divide-se numa parte teórica: que consiste numa explicação sobre a constituição do seitan, e numa parte prática: vão ser confeccionados (entre outros pratos) hambúrgueres de seitan e espetadas. Marta Ribeiro, a formadora, é nossa convidada.
O workshop "As várias formas de cozinhar seitan" realiza-se no dia 12 de Abril, entre as 16h e as 18h.

Sem comentários: