17.4.08

18 de Abril de 2008

14h - 15h: No dia 18 de Abril de 1521 Lutero (que tinha sido excomungado pelo Papa e instigado a retractar-se das doutrinas que ensinava) fez a célebre declaração: “A menos que seja convencido de erro pelas Escrituras, ou por raciocínio claro, pois a minha consciência está presa à Palavra de Deus, não posso nem quero retractar-me, porque agir contra a própria consciência não é, nem verdadeiro, nem honesto. Aqui estou! De outra maneira não posso! Que Deus me ajude! Amém!”
Artur Villares, da Igreja Luterana de Portugal, formado em História e autor de um livro sobre Martinho Lutero, é nosso convidado.
Nesta hora vamos conhecer a história, os princípios e a dimensão do Luteranismo em Portugal.

15h - 16h: A empresa portuguesa GreenCyber vai construir uma refinaria de biocombustível em Sines, com capacidade para produzir 250 mil toneladas de biodiesel por ano. A matéria prima utilizada será soja, colza, palma e jatrofa. A refinaria representa um investimento de 80 milhões de euros, já foi considerada Projecto de Interesse Nacional e deverá começar a produzir em 2009. O convidado Vítor Sousa Uva, um dos administradores da GreenCyber, não pode estar na TSF e em alternativa conhecemos o Banco Português de Germoplasma Vegetal. Aqui está conservado o património genético de milhares de plantas. Actualmente o Banco tem 18 mil amostras de 147 espécies (cereais, leguminosas, frutas, plantas aromáticas e medicinais, etc); muitas das plantas aqui conservadas já estão extintas.
A fundadora deste projecto, Rena Farias, levou a cabo mais de 68 missões de recolha de germoplasma que está agora integrado no acervo do Banco Português de Germoplasma Vegetal. O banco de germoplasma vegetal serve para conservar, estudar, analisar e dentro do possível ceder sementes ou partes vegetativos.
A repórter Rute Fonseca foi até Braga, onde está sedeada esta instituição, e diz-nos como é feita a conservação das sementes. Nesta hora também vamos conversar com a fundadora do Banco Português de Germoplasma, Rena Farias.


16h - 16:30h: Começa hoje na Azambuja a Festa do Vinho e das Adegas - Ávinho.
A distribuição gratuita de vinho, pão e febras marca a abertura desta festa, que terá lugar nos dias 18, 19 e 20 de Abril. Divulgar e promover o bom vinho que se faz no concelho é o objectivo desta iniciativa.
À chegada, a troco de 2 euros, recebe-se uma caneca de barro alusiva à festa, que irá servir para o visitante provar, sem gastar mais um cêntimo, o vinho das cerca de 15 adegas privadas participantes.
Judite Álvares, da Câmara da Azambuja e da organização, vai estar em estúdio.

Sem comentários: